Coopercarga operará com caminhão 100% movido a GNV

Coopercarga operará com caminhão 100% movido a GNV

Modelo Volkswagen Constellation 24.280 6x2 vai atuar na região central do Rio de Janeiro por seis meses

Produção de veículos no Brasil cai 19,5% em setembro
Estado de SP pode contar com lei de incentivo à renovação da frota de caminhões
Grupo Mônaco inaugura concessionária de caminhões e ônibus em Ananindeua (PA)

vw-gnv-coopercarga

A operadora logística Coopercarga foi selecionada pela fabricante de bebidas Ambev para operar o primeiro caminhão totalmente movido a GNV (gás natural veicular), um modelo Constellation 24.280 6×2, da Volkswagen. O veículo entrará em circulação a partir de maio, e abastecerá a região central da cidade do Rio de Janeiro, onde ficará por seis meses sendo testado.

Com essa tecnologia aplicada, estima-se uma redução de 20% em emissões de CO₂, em comparação às operações com veículos movidos a diesel.

Segundo Osni Roman, presidente da Coopercarga, se o desempenho do veículo atender as expectativas projetadas pelos stakeholders, dentro de um ano a tecnologia deverá ser levada para outros locais do Brasil.

O combustível utilizado no novo caminhão tem autonomia de cerca de 200 quilômetros e o sistema de armazenagem de gás natural não altera sua capacidade de carga útil (cerca de 9.400 garrafas) e apresenta redução nos níveis de emissão sonora.

O Constellation 24.280 6×2, quando comparado a sua versão movida a diesel, apresenta uma estimativa de ganho na operação (R$/km) de aproximadamente 10%. Os cilindros são produzidos em fibra de carbono com liner plástico e, juntos, ocupam uma área de 150m³ atrás da cabine. A operação conta também com a parceria da Gás Natural Fenosa, responsável pelo fornecimento do combustível.

COMMENTS