SEP lançará editais para obras de dragagem em 20 portos até o fim do ano

Cinco portos (Rio de Janeiro, Rio Grande, Paranaguá, Cabedelo e Maceió) serão contemplados ainda no primeiro semestre

Governo autoriza obras de dragagem no Porto de Santos (SP)
DTA Engenharia vence licitações portuárias de mais de R$ 55 mi em SP e PR
Dragagem no Porto de Paranaguá (PR) é realizada por três equipamentos simultaneamente

porto-de-paranagua

A SEP (Secretaria de Portos) pretende lançar editais de licitação das obras de dragagem em 20 portos organizados até dezembro, sendo cinco (Rio de Janeiro, Rio Grande, Paranaguá, Cabedelo e Maceió) ainda no primeiro semestre.

Em janeiro, a SEP lançou o edital para dragagem do Porto de Santos (SP) e em março para o Porto de Fortaleza (CE). As obras integram o Programa Nacional de Dragagem 2 e incluem aprofundamento, adequação e manutenção de profundidade dos canais e berços de atracação.

Além da contratação das dragagens, a SEP estabeleceu, entre os projetos prioritários para 2014, a implantação efetiva do novo modelo de gestão das companhias das docas em Santos (CODESP), Rio de Janeiro (CDRJ) e Pará (CDP) e definir as poligonais nos portos organizados.

Para o ministro da SEP, Antonio Henrique Silveira, também é tida como prioridade para este ano a implementação do VTMIS (Vessel Traffic Management Information System), sistema de auxílio eletrônico à navegação nas docas federais, composto pela integração de diversos sensores de captação de informações.

A secretaria também quer completar em 2014 a regulação econômica da atividade de praticagem.

COMMENTS