VLI adquire novas locomotivas e beneficia transporte de grãos

Por meio da Ferrovia Norte-Sul, transporte de insumos entre o município de Porto Nacional (TO) e o Porto do Itaqui (MA) será agilizado com sete novas unidades

Ferroeste anuncia sua maior aquisição de maquinário em 30 anos
Ferrovia entre SP e MS avança e Governo prepara concessão
Falta de planejamento em projetos na Bahia geram prejuízo de R$ 2 bi, diz TCU

locomotiva-trem-graos

Segundo a VLI (Valor da Logística Integrada), empresa que opera na Ferrovia Norte-Sul, o transporte de grãos entre o município de Porto Nacional (TO) e o Porto do Itaqui, localizado em São Luís (MA), será beneficiado com sete novas locomotivas.

As unidades irão começar a rodar em abril com outros produtos, mas a expectativa é que já em 2015 seja iniciado o transporte de grãos, a partir de Porto Nacional.

Com o procedimento de transporte mais ágil, Tocantins terá assim produtos com preços mais competitivos, com a redução de custos. O produtor que atualmente encaminha sua produção de grãos por caminhão até Palmeirante, agora utilizará a linha férrea a partir de Porto Nacional.

O modelo de locomotiva adquirido permite rebocar 60 vagões, com capacidade de transporte de 3,5 mil toneladas e com economia de 9% no consumo de combustível em relação aos modelos mais antigos.

Desde 2012, são 12 locomotivas em atividade a partir de Porto Nacional, voltadas especificamente para o transporte de minério e combustível.

COMMENTS