Ambev investe em segurança logística e reduz índice de acidentes quase pela metade

Ambev investe em segurança logística e reduz índice de acidentes quase pela metade

Fabricante de bebidas investiu R$ 9 milhões em 2013; hoje, empresa contabiliza um acidente com afastamento para cada 179.850 entregas realizadas

Por que acontecem acidentes com caminhões?
Comissão divulga manifesto pela redução de acidentes no trânsito
Feriado de Carnaval de 2015 registrou o menor número de mortes nas BRs dos últimos oito anos

ambev-seguranca-logistica

Com a intenção de manter seguras as operações que envolvem a cadeia logística de bebidas, a fabricante Ambev investiu aproximadamente R$ 9 milhões em novos sistemas, ferramentas, padronização de procedimentos e treinamentos de segurança.

A iniciativa já aponta bons resultados, uma vez que, de janeiro a novembro do ano passado, o número de acidentes com afastamento do trabalho foi 45% menor que o registrado no mesmo período de 2012. Atualmente, a empresa contabiliza um acidente com afastamento para cada 179.850 entregas realizadas.

“Nossa operação logística é grandiosa. Há muitas vidas e famílias envolvidas neste trabalho. A preocupação com a segurança de todas essas pessoas é uma prioridade genuína para a Ambev. Na área de logística, assim como nos outros setores da companhia, temos uma equipe totalmente dedicada às questões de segurança”, afirma Vinicius Barbosa, vice-presidente de logística e suprimentos da Ambev.

A monitoração do procedimento é extensa. Hoje, a Ambev atende mais de um milhão de pontos de venda no País com cerca de 25 mil funcionários próprios e terceiros, e 6,5 mil veículos que fazem cerca de 113 mil viagens mensais. Quase 25 mil funcionários próprios e terceiros estão envolvidos nesta operação. Cerca de 50 empresas prestam serviços logísticos para a fabricante de bebidas, e são responsáveis pelo trabalho interno nas 44 unidades fabris, 90 centros de distribuição, além da entrega dos produtos nos pontos de venda.

Ações preventivas

A Ambev conta com metas de redução de acidentes e fornece treinamentos para que toda a rede esteja alinhada aos procedimento de segurança. A empresa chegou a desenvolver um material didático com metodologia e conteúdo próprios, que orienta sobre as atividades críticas de logística.

Para evitar a queda de pessoas de caminhões e plataformas, a Ambev criou kits de ergonomia que auxiliam os profissionais na subida e descida dos veículos e permitem que eles tenham mais pontos de apoio. Além disso, todas as empilhadeiras que o funcionários operam possuem alarme e luz de ré automáticos, dois espelhos retrovisores e um dispositivo que limita a velocidade máxima a 16 km/h.

Em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), a Ambev desenvolveu um sistema visando evitar atropelamento por empilhadeira. Batizado de Safety RFID, o sistema patenteado funciona por meio de tecnologia de identificação por rádio frequência e desabilita o acelerador quando identifica a aproximação de pedestres.

A Ambev conta também com motoristas autônomos que prestam serviços eventuais. E para esse segmento também estar de acordo com as exigências de segurança, a empresa lançou o Frota Legal, um sistema de inscrição e triagem desses profissionais. Para estar de dentro dos padrões, o motorista precisa estar treinado em direção defensiva e ter todos os equipamentos de segurança exigidos pela empresa e pela legislação vigente.

Para o time de motociclistas, a Ambev desenvolveu o Tech Safety, software que rastreia, monitora e traça o perfil do condutor. Isso permitiu a redução de 62% do número de acidentes com condutores de moto no primeiro ano de funcionamento.

COMMENTS