Aeroporto de Palmas (TO) passa a contar com tecnologia de acessibilidade pioneira no Brasil

Aeroporto de Palmas (TO) passa a contar com tecnologia de acessibilidade pioneira no Brasil

Sistema desenvolvido pela Ortobras e a Infraero consiste em um conjunto de passarelas climatizadas que interliga salas de embarque e desembarque aos aviões destinado aos passageiros com mobilidade reduzida

Iveco lança micro-ônibus SoulClass nas opções executiva e escolar
Locadoras serão obrigadas a disponibilizar carros para deficientes
ONG Mobilize disponibiliza plataforma que denuncia falhas na mobilidade urbana

mobilidade-ortobras-infraer

A Ortobras, empresa fornecedora de produtos de mobilidade e de acessibilidade, em parceria com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), instalou no aeroporto de Palmas (TO) o sistema denominado ELO. A solução, pioneira nas unidades aeroportuárias do Brasil, consiste em um conjunto de passarelas climatizadas que interliga salas de embarque e desembarque aos aviões destinado às pessoas com mobilidade reduzida.

Foram instalados três equipamentos no complexo, sendo que cada sistema custou em torno de R$ 1,8 milhão. A ideia é que a estrutura seja instalada em 30 terminais da empresa até 2015.

Totalmente desenvolvido no Brasil, o sistema atenderá aos passageiros que contam com terminais ao nível do solo, e também em posições remotas das unidades servidas por pontes de embarque. Segundo o fabricante, o Módulo Remoto para Embarque Acessível, batizado de Mamuth, é o principal diferencial. O produto faz a conexão da passarela ao avião com duas vias de acesso, sendo uma escada ampla e um elevador.

“A tecnologia é adequada a aviões da classe C, os quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de suportar até 225 quilos. Esses módulos evitam que os passageiros enfrentem chuva ao se dirigirem às aeronaves em dias de mau tempo”, comenta o presidente da Infraero, Antônio do Vale.

COMMENTS