Transpetro realiza viagem inaugural com navio José Alencar

Durante cerimônia que marcou o começo das operações, o presidente da empresa anunciou o início da construção de mais oito navios de produtos no Estaleiro Mauá, localizado em Niterói (RJ)

Aliança lança serviço para ampliar operações no Mercosul
Porto de Santos (SP) terá sistema de gerenciamento de informações do tráfego de embarcações
Locar desenvolve primeira balsa de lançamento de dutos brasileira

transpetro-navio-viagem

O navio de produtos José Alencar da Transpetro partiu para sua viagem inaugural nesta terça-feira (14/1). Na cerimônia que marcou o começo das operações, o presidente da Transpetro, Sergio Machado, deu sinal verde para o início da construção de mais oito navios de produtos no Estaleiro Mauá, localizado em Niterói (RJ).

O novo lote de embarcações contará com investimentos de R$ 1,4 bilhão, dentro dos R$ 11,2 bilhões previstos para a construção de 49 navios e 20 comboios hidroviários do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota).

O José Alencar é a sexta embarcação do programa a entrar em operação em um prazo de dois anos e finaliza o primeiro lote de encomendas pela Transpetro a estaleiros brasileiros dentro do Promef.Ao todo, jJá foram entregues sete navios e outros 12 se encontram em construção.

Em sua primeira viagem, o José Alencar saiu do Estaleiro Mauá, onde foi construído, para ser carregado com nafta do Terminal da Ilha D’Água (RJ). De lá, seguirá rumo ao terminal de São Sebastião, em São Paulo, onde será descarregado.

O José Alencar tem 12 tanques de carga, velocidade de 14,6 nós e autonomia de 12 mil milhas náuticas. A unidade será responsável pelo transporte de derivados claros de petróleo.

Com 183 metros de comprimento, 32,2 metros de largura, 43,8 metros de altura, o navio tem capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis.

COMMENTS