Terminal de Rondonópolis (MT) poderá movimentar dez milhões de toneladas de grãos em 2014

Terminal de Rondonópolis (MT) poderá movimentar dez milhões de toneladas de grãos em 2014

Unidade iniciou o ano movimentando milho, que está em fase final de safra; soja passará a ser operada até o final de janeiro

Transportadores cruzam os braços por melhorias no terminal de Rondonópolis (MT) da ALL
Rumo inaugura primeira fase de terminal em Itirapina (SP)
Terminal ferroviário de Rondonópolis transporta 6,5 toneladas em oito meses

rondonopolis-terminal-carga

Segundo a ALL – América Latina Logística, dez milhões de toneladas de grãos serão transportadas pelo CIR (Complexo Intermodal de Rondonópolis) em 2014. Inaugurado há cerca de três meses, 30% dessa quantidade estipulada passou pelo terminal graneleiro, que transporta basicamente milho, grão e farelo de soja.

“Agora é uma questão de condição de mercado. Como estamos na fase final da safra do milho, estamos operando com o grão. A nossa expectativa é operar com soja a partir da 2ª quinzena de janeiro”, afirma o gerente de Operação da ALL em Mato Grosso, Ivandro Paim,
De acordo com o secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, ainda há 17 espaços abertos para investidores começarem a se instalar no terminal. “Ou seja, realmente o terminal vai ganhar uma proporção muito grande”, avalia, destacando a importância da estruturação do terminal.

Para o coordenador do Núcleo de Estudos de Logística e Transporte (Nelt) da UFMT, Luiz Miguel de Miranda, procedimento levará três anos para ser efetuado, e quando isso acontecer, os 800 empregos diretos e indiretos gerados na região se transformarão em 1,5 mil postos de trabalho diretos e seis mil indiretos, e o terminal terá condições de receber toda a soja produzida na região norte do Estado e também os derivados de petróleo.

COMMENTS