Novo aplicativo da Receita Federal acompanha carga importada

Sistema que permite importador verificar, pelo celular ou tablet, em que estágio se encontra o transporte do bem comprado

São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as piores do mundo para dirigir
DHL lança aplicativo rastreador de remessas para smartphone
JSL lança aplicativo para smartphone com serviços para motoristas e público em geral

android-appPor meio de um novo aplicativo disponibilizado pela Receita Federal, os importadores poderão acompanhar, pelos celulares e tablets, o andamento dos processos de liberação de cargas. O app, que está disponível nos dispositivos móveis do sistema Android, permite o monitoramento das importações em tempo real, sem a necessidade de habilitação em sistemas ou a utilização de certificado digital (ferramenta de assinatura eletrônica).

Nos próximos cinco a dez dias, a versão para o sistema iOS será liberada. Isso porque a Receita ainda espera a validação do aplicativo pela Apple.

Na maior parte das vezes, a ferramenta beneficiará empresas importadoras, mas eventualmente pessoas físicas que façam importações diretas também poderão acompanhar os processos. A Receita Federal, no entanto, esclarece que o aplicativo não vale para os consumidores que fazem compras no exterior pela internet.

De acordo com o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, o aplicativo trará mais agilidade, segurança e transparência nos processos de importação.

“Haverá mais transparência do processo em todas as etapas da importação. Da chegada da carga aos port os ou aeroportos, ao armazenamento e ao desembaraço da mercadoria, o importador poderá acompanhar tudo”, disse.

COMMENTS