Bombardier apresenta locomotiva Traxx F80 Multi-Motor

Bombardier apresenta locomotiva Traxx F80 Multi-Motor

Com 4000 HP de potência, novo modelo utiliza quatro motores industriais no lugar de um único grande motor diesel

Parceira da Bombardier fornece primeiros VLTs sem catenária da China
Bombardier recebe pedido de oito jatos no valor de US$500 milhões
Bombardier fechou 2011 com receita de US$ 18,3 bilhões

Bombardier-fabrica-montri-2

A Bombardier Transportation, companhia de tecnologia ferroviária, apresentou no Brasil, durante a feira Expo Negócios nos Trilhos 2013, que decorreu em São Paulo neste mês, a locomotiva de carga diesel-elétrica Traxx F80 Multi-Motor, de 4000 HP de potência. O novo modelo utiliza quatro motores industriais no lugar de um único grande motor diesel, o que permite gerir a potência disponível de acordo com as necessidades a cada momento e reduzir o consumo de combustível até 30%.

A utilização de quatro motores industriais, por serem produzidos em séries bem maiores que os grandes motores das locomotivas diesel, permite uma manutenção de menor custo, já que a locomotiva não fica indisponível para o serviço e o custo dos componentes é menor. Além dos quatro motores a nova locomotiva utiliza truques Bombardier Flexx com barra de tração, sem pião e sem atrito de giro. São utilizadas molas no lugar do pião, uma tecnologia semelhante ao sistema de suspensão de caminhões.

A locomotiva está em conformidade com as rígidas normas de emissões de poluentes Stage IIIB, da União Europeia. A ferrovia alemã Deutsche Bahn já comprou 200 locomotivas desse novo tipo de locomotiva para expandir o seu negócio de transporte de cargas na Europa.

COMMENTS