Anfavea apresenta projeto Exportar-Auto ao MDIC

Entidade também apresentou plano de Novas Tecnologias de Propulsão para Veículos Pesados

Produção de veículos no Brasil fecha ano com queda de 15,3%
Venda de veículos no Brasil sofre queda de 7,56% em agosto
Fabricação de caminhões despenca 75% em janeiro, mas vendas crescem 6%

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A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), apresentou nesta semana dois projetos ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior: o Programa de Promoção das Exportações de Máquinas Autopropulsadas e Autoveículos (Exportar-Auto) e o Novas Tecnologias de Propulsão para Veículos Pesados.

“Ambos são frutos do contínuo desafio da indústria automobilística de, consensualmente, apresentar propostas que promovam a competitividade brasileira e insiram o Brasil ainda mais na rota da inovação e desenvolvimento de novas tecnologias”, comentou Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea.

O Exportar-Auto é um conjunto de medidas que viabilizará a melhoria da competitividade brasileira no cenário internacional e possibilitará a exportação de um milhão de veículos e 40 mil máquinas autopropulsada por ano até 2017. Tal volume trará impactos positivos para o Brasil, como a geração de divisas, superávit na balança comercial do setor automotivo, otimização da utilização da capacidade instalada do setor e geração de emprego e negócios na cadeia produtiva.

“Exportar um milhão de unidades será fundamental em 2017, quando teremos capacidade produtiva mais elevada após a conclusão dos aportes de investimentos já anunciados pelos fabricantes que totalizam atualmente mais de R$ 75 bilhões”, disse o dirigente da Associação.

Em 2005, embarcaram para o exterior 970 mil veículos, recorde histórico para o País. Naquela época a balança comercial do setor automotivo – incluindo autopeças – era positiva em US$ 9 bilhões. No ano passado, contudo, foram apenas 486 mil veículos exportados – volume que deverá se aproximar de 550 mil neste ano. Em 2012 a balança comercial do setor foi negativa em US$ 10 bilhões.

As medidas propostas pelo Exportar-Auto estão baseadas em cinco eixos estratégicos, que envolvem tributação, financiamento e garantias às exportações, custos trabalhistas, logística e facilitação ao comércio – com simplificação de processos aduaneiros que garantam maior agilidade e menores custos – e acordos preferenciais.

Propulsão para Pesados

A Anfavea levou sua proposta, também de consenso da indústria automobilística, para introdução de novas tecnologias de propulsão para veículos pesados. Este projeto se soma ao plano voltado para leves já apresentado em julho para formar um único e completo programa que engloba não somente automóveis e comerciais leves, mas também caminhões e ônibus.

O projeto para veículos pesados pretende promover a utilização de novas tecnologias, fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de cada uma delas e oferecer ao consumidor a possibilidade de conhecer o que há de mais avançado em cuidado com o meio ambiente, eficiência e segurança. As empresas que quiserem participar devem estar habilitadas ao Inovar-Auto.

A proposta também classifica as tecnologias em oito diferentes tipos que envolvem o uso de todos os combustíveis conhecidos para este tipo de aplicação: biodiesel, biogás, etanol, diesel de cana, eletricidade, hidrogênio, diesel e gás.

Os incentivos do programa são destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias – e respectivos estímulos para aquisição e criação deste mercado –, engenharia e nacionalização progressiva de componentes.

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