Alcoa desenvolve a mais resistente liga leve para rodas de transporte comercial

Liga denominada MagnaForce deverá ser lançada no início do ano que vem; material é 16,5% mais resistente do que o padrão do setor

Volvo vende 688 chassis de ônibus para a Colômbia
Honda inaugura novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sumaré (SP)
Fábrica da AmstedMaxion recebe certificação ambiental

alcoa-liga-aluminio

A fabricante de rodas Alcoa lançou nesta semana nos EUA a liga de alumínio MagnaForce. Segundo a companhia, o novo material possibilita que as rodas sejam mais leves, mais robustas e com as mesmas características de resistência à corrosão que a liga padrão. A empresa pretende lançar um modelo com essa liga no início de 2014.

A MagnaForce demorou dois anos para ser desenvolvida pelos cientistas e engenheiros do Centro Técnico da Alcoa, localizado em Pittsburgh (EUA). A liga é 16,5% mais resistente do que o padrão do setor, a liga 6061 da Alcoa, em aplicações similares. A Alcoa usará o material para fabricar rodas para transporte comercial.

A Alcoa inventou a roda de alumínio forjado em 1948, usando uma liga que havia desenvolvido para o setor aeroespacial. Em 1968, a empresa lançou sua liga 6061, utilizado até hoje pelos principais fabricantes de rodas dessa categoria.

COMMENTS