Volvo atrai atenção na Fenatran 2013 com caminhão mais potente do mundo

Volvo atrai atenção na Fenatran 2013 com caminhão mais potente do mundo

Novo FH16 750 conta com motor de 16 litros e 750cv de potência; modelo custará R$ 1 milhão no Brasil

Protege atenderá demanda de transporte de valores no Rio de Janeiro com VW Constellation customizado
Em 2011, PSA Peugeot Citroën bate recorde de vendas na América Latina
Entidades apresentam proposta unificada de renovação da frota de caminhões

volvo-potente-caro

Entre os lançamentos das principais montadoras durante a 19ª edição da Fenatran, o FH16 da Volvo é um dos mais badalados. Além do design e da tecnologia aplicada no projeto, o veículo chama atenção pela sua potência (750cv) e o preço para o mercado brasileiro: R$ 1 milhão.

Indicado para operações em que se exige grande performance do veículo, principalmente para o transporte de cargas indivisíveis, o caminhão faz parte da nova linha FH lançada recentemente na Europa e agora está sendo lançado no Brasil. A versão é indicada para cargas pesadas, e é capaz de tracionar 200 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).

“É um caminhão excepcional, com muita potência e torque, direcionado para atender os transportadores que precisam de um caminhão com extrema capacidade de carga”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo.

Segundo Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina, já tem clientes brasileiros interessados no veículo. A Volvo planeja produzir modelos da família FH no Brasil, mas ainda não há um prazo definido para que isso ocorra. Já o modelo FH16 750 será somente importado da Suécia.

O FH16, na configuração cavalo mecânico 8×4, é equipado com o D16G, um motor de 16 litros, 750cv de potência e que alcança um torque de 3550Nm.

O motor entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm.

Quanto mais potência houver à disposição a baixas rotações no início do transporte de cargas pesadas, menor o esforço colocado sobre o motor e mais alta a eficiência em combustível. “Grande potência, alta tecnologia e um design inovador.

A cabine do FH16 traz o novo design da nova linha FH lançada recentemente na Europa, com detalhes únicos e exclusivos. Grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com ajustes elétricos forrados em couro e teto solar são alguns dos itens de série neste veículo.

Projeção anual

Durante a apresentação do veículo na Fenatran, Alm também destacou que, para este ano, a montadora prevê vendas totais de 105 mil unidades contra as 87 mil vendidas em 2012. “Em cinco anos, nossa participação passou de 12,8% em 2008 para 20,2% em 2013”, informou.

COMMENTS