Porto Chibatão (AM) encerra 3º trimestre com 12% de crescimento

Ao todo, 101.556 TEUs passaram pelo terminal entre os meses de julho a setembro

Portos brasileiros devem movimentar 1 bilhão de toneladas em 2012
Braspress espera fechar 2011 com faturamento acima de R$ 800 mi
Wind Express e TA Express anunciam unificação

porto-chibatao-am-1301

O Porto Chibatão (AM) fechou o terceiro trimestre de 2013 com 12,09% de acréscimo na movimentação de cargas em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 101.556 TEUs passaram pelo terminal entre os meses de julho a setembro.

Segundo o gestor do porto, Jhony Fidelis, os principais responsáveis pelo crescimento foram as importações de insumos para o empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus) que neste momento estão no auge de sua produção visando atender o mercado nacional com manufaturados para o Natal e demais festas de final de ano.

Produtos e cargas para a construção civil ficaram em segundo lugar seguidas por mercadorias destinadas ao comércio de Manaus (AM) e aos demais municípios do Estado.

“Também implantamos um grande programa de modernização da infraestrutura portuária, administrativa e do atendimento que possibilitaram melhorar as operações de nossos parceiros e também conquistar novos clientes que trocaram outros modais como o transporte aéreo pelo fluvial e marítimo”, explicou Fidelis.

O gestor destaca ainda que apesar do crescimento no volume de cargas que passou pelo porto durante o trimestre, o tempo de permanência, de movimentação e de liberação dos produtos no percurso navio-pátio-cliente caiu drasticamente.

“Somente nestes três meses, colocamos em operação o sistema OCR de fiscalização e o scanner de contêineres, que possibilitou fiscalizar o conteúdo em 20 segundos contra três dias pelo sistema manual anterior”, acrescenta.

COMMENTS