Engenharia do futuro: ônibus chinês traz solução curiosa para as grandes cidades

Engenharia do futuro: ônibus chinês traz solução curiosa para as grandes cidades

Land Air Bus alcança 60 km/h e pode gerar uma economia de até 860 toneladas de combustível ao ano

Embraer vende 1º Phenom 300 ao mercado chinês
Pesquisa aponta que gargalo logístico aumenta frete de grãos em até R$ 2,4 bi
China quer entrar na briga pelas concessões de rodovias no Brasil

onibus-chines-projeto

Com a alta demanda por soluções que desatem os nós no trânsito das grandes cidades, projetos inusitados têm aparecido, com a promessa de resolver os congestionamentos, que são o grande mal da Era moderna.

Em 2010, o projeto de um grupo de chineses ganhou espaço na mídia internacional por oferecer um meio alternativo de locomoção na China, mas a ideia foi considerada utópica para a grande maioria. Porém, recentemente, o projeto voltou a ser debatido, e especialistas passaram a analisar a proposta com mais atenção.

Os chineses propõem uma forma de contribuir para a diminuição de até 30% do trânsito na China, o projeto apresenta um ônibus que passa por cima dos carros e evita a formação de engarrafamentos.

O projeto tem o nome de Land Air Bus e utiliza de painéis solares e elétricos para se locomover, o que gera uma economia de até 860 toneladas de combustível ao ano e resulta em uma redução de 2640 toneladas de emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

O ônibus alcança uma velocidade de 60 km/h, e conforme informações dos criadores do projeto, o veículo comporta 1200 pessoas em quatro vagões. A criação possui seis metros de largura e quatro metros de altura, ocupa duas pistas e o custo para implementá-lo chega a ser até 10% mais barato do que a construção de metrôs. Até o momento ainda não existe a confirmação de que será implantado na China. Confira o vídeo de apresentação da solução:

 

COMMENTS