Das 1,3 mil empresas que efetuam o serviço no País, somente 679 possuem registro no Inmetro
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), desde novembro de 2012, quando encerrou o tempo determinado de adaptação à Portaria nº 444 da RAC (Regulamentação de Avaliação da Conformidade) para pneus de carga e passeio, menos de 50% das Unidades Reformadoras obtiveram o registro no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Vale ressaltar que, das 1,3 mil reformadoras de pneus brasileiras, aproximadamente 600 não estão registradas para exercer a atividade, segundo informações da ABR. O registro é uma obrigatoriedade prevista em lei.
Sem a regulamentação as reformadoras de pneus não poderão exercer suas atividades e estarão sujeitas a advertências e multas previstas em lei. Além disso, por terem menos custo que as demais regulamentadas, essas empresas concorrem deslealmente e causam sérios riscos ao consumidor, que pode utilizar um produto sem segurança comprovada.
Para quem está atualizado a respeito das normas de segurança, o registro é um grande diferencial na hora de contratar serviços. Por exemplo, a NSA Pneutec, indústria reformadora de pneus, conquistou o aval para as unidades do grupo no ano passado e, segundo o diretor da empresa, Giulio Cesar Claro, o segmento ganhou mais credibilidade.
“A reforma de pneus sempre foi vista pela opinião pública como pejorativa. Agora, com a regularização do Inmetro, isso deixou de ser um paradigma, já que 2/3 dos pneus de carga que rodam no Brasil são reformados”, afirma Claro.
Após a regulamentação do Inmetro, a NSA Pneutec tem oferecido aos clientes um atendimento mais seguro com resultados positivos, o que possibilitou também novos negócios. “Muitas empresas reformadoras que não se adequaram, preferiram terceirizar o serviço da reforma de pneus conosco”, conta o executivo.
Para 2014, a NSA Pneutec tem como objetivo realizar um trabalho técnico para a conscientização dos usuários quanto à redução nos gastos com pneus.
“Cada pneu reformado gera uma economia real em dinheiro, pois custa menos de 50% de um pneu novo de carga e muitas vezes tem desempenho superior, além disso, é uma ideia sustentável já que economiza 57 litros de petróleo se comparado a pneus novos”, completa Claro.
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