Movimentação nos portos paranaenses cresce 5% entre janeiro e julho

Juntos, unidades portuárias de Paranaguá e Antonina somaram 26,2 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas

Movimentação nos portos do Paraná cresce 4% no 1º quadrimestre de 2013
Porto de Antonina (PR) aumenta movimentação em 75% com dragagem
Portos de Paranaguá e Antonina encerram o 1º semestre com movimentação em alta

porto-paranagua-antonina

Os portos de Paranaguá e Antonina somaram 26,2 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas de janeiro a julho deste ano. Com o resultado, volume é 5% maior do que o registrado no mesmo período de 2012.

Entre os destaques de movimentação está a exportação de milho, que registrou alta de 82% nas exportações, acumulando 2,4 milhões de toneladas movimentadas. O açúcar exportado pelos portos também registrou acréscimo, fechando os sete primeiros meses do ano com 2,4 milhões de toneladas exportadas e alta de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No somatório das exportações de soja em grão, farelo e óleo, o Porto de Paranaguá registrou 8,8 milhões de toneladas exportadas. O volume é 4% mais baixo ao registrado em 2012. O decréscimo queda está relacionado à movimentação atípica do mil ho e à intensa quantidade de chuvas registradas em Paranaguá. Somente em julho, foram seis dias de paralisações na operação causadas por chuva. No somatório do ano, as paralisações somaram 57 dias, contra 47 dias em 2012.

Em relação às cargas importadas, o fertilizante é o destaque. De janeiro a julho, foram 5,5 milhões de toneladas importadas, volume 15% superior ao registrado no acumulado do mesmo período do ano passado.

COMMENTS