Iveco traz linha premium de extrapesados com o novo Stralis Hi-Way

Iveco traz linha premium de extrapesados com o novo Stralis Hi-Way

Lançamento da família de caminhões com motor de até 560 cavalos é uma das novidades da montadora para este ano. Iveco Hi-Way prioriza o conforto do motorista e os aspectos da vida a bordo, com características que o elegeram o Caminhão do Ano 2013 na Europa

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A Iveco trouxe a público na semana passada, em evento realizado na região de Santiago, no Chile, sua nova família de caminhões extrapesados, os Stralis Hi-Way. Apostando suas fichas no novo segmento premium dos caminhões estradeiros, a marca quer conquistar uma importante fatia do mercado, dentro do nicho que mais cresce no Brasil.

Os novos Stralis Hi-Way, equipado com o motor FPT Cursor de 13 litros, chega nas versões de 440, 480 e 560 cavalos de potências, com opções de tração 4×2, 6×2 e 6×4, atendendo a todas as faixas de potência e configurações de eixo da categoria extrapesados. A nova família será produzida em Sete Lagoas, MG.

Lançado inicialmente na Europa, onde conquistou premiações da imprensa local, o Hi-Way chega ao Brasil depois de mais de 2,1 milhões quilômetros de testes em rodovias nacionais e investimentos da ordem de R$ 150 milhões para sua adaptação à nossa realidade. “Uma coisa importante para nós da Iveco é o entendimento de que um produto global precisa ser adequado para trabalhar em condições ótimas no mercado brasileiro e latino-americano. No projeto do Hi-Way, a engenharia brasileira entrou para fazer acertos na parte das suspensões, algumas modificações na refrigeração e setting do motor, transmissão e eixo traseiro. Como temos, no Brasil, por força de legislação, composições maiores que as da Europa, com até 74 toneladas em veículos combinados, precisamos de um caminhão configurado de forma diferente. Com a chegada do Hi-Way, para atender às demandas deste transporte mais pesados, vem a versão 560 cavalos, novíssimo motor FPT que oferece incremento na velocidade média e um resultado operacional para as condições típicas brasileiras”, conta Marcello Motta, diretor de Plataforma e Desenvolvimento de Produto da Iveco.

Extrapesados estão sendo produzidos na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG)

Extrapesados estão sendo produzidos na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG)

Além da motorização mais potente, o Hi-Way traz também diversos itens de conforto para o motorista, como teto alto, que comporta uma pessoa com mais de 1,90m em pé na cabine, cama de dois metros de comprimento com espuma viscoelástica e novo acabamento interior, com estofamentos em couro, suspensão de cabine e isolamento acústico. “A Iveco entende a cabine do caminhão, sobretudo os estradeiros, como a segunda casa do condutor. É um espaço que deve ser visto como um ambiente de trabalho, um centro de gestão de frota e um ambiente acolhedor, onde quem está ao volante também possa relaxar quando não estiver conduzindo”, diz Motta.

Motor reforçado

Os novos motores Cursos 13 litros, que equipam os Stralis Hi-Way, contam com cabeçote de alumínio e nova turbina na versão de 560 cavalos, a mais potente oferecida pela Iveco no Brasil. Os propulsores atendem às normas de emissões Euro 5 por meio da tecnologia SCR, de redução catalítica seletiva, que utiliza o agente redutor Arla 32. Além disso, o novo caminhão traz transmissão automatizada Eurotronic de 16 velocidades, com freio motor por descompressão de 415 cavalos de potência de frenagem e Intarder opcional (com ele, a potência de frenagem pode chegar a até 1000 cavalos). De fábrica, a Iveco dá ao Hi-Way garantia de quatro anos: um ano de cobertura total e três para o trem de força.

Outros aspectos de destaque do lançamento do novo cavalo-mecânico extrapesado da Iveco estão no pós-venda, com programas de telemetria e rastreamento, por meio do Frota Fácil, treinamento para os motoristas do cliente, por meio do Top-Driver e garantia de disponibilidade do caminhão, com o programa VIP (Very Important Parts ou Peças Muito Importantes), que garante aos compradores deste pacote a disponibilidade das 50 peças de maior consumo do caminhão em até 48 horas, ou o cliente não paga pela peça.

Quanto vale o show?

Seguindo sua tradição de estratégia agressiva de mercado, a Iveco coloca seus novos extrapesados Hi-Way em um patamar de preço bastante competitivo: R$ 320.000,00 para a versão de entrada, com motor de 440 cavalos e configuração de eixos 4×2, e R$ 395.000,00 para a versão de 560 cavalos de potência, com tração 6×4.

A reportagem do Portal Transporta Brasil viajou ao Chile a convite da Iveco.

Saiba mais em www.iveco.com.br

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