Construção de berço para contêineres do Porto de Paranaguá (PR) está na etapa final

Cerca de 85% das obras no local estão concluídas; administração do porto prevê que as operações sejam iniciadas em janeiro de 2014

SP-360 receberá recapeamento em cerca de 40 quilômetros
Rodoanel terá novo pedágio na saída da Rodovia Dutra
Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas recebe licenças para obras em toda extensão do traçado

obras-terminal-paranagua

As obras de construção do terceiro berço do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá (PR) entraram na fase final. Segundo a administradora do local, aproximadamente 85% dos trabalhos já estão concluídos e a previsão é que a obra esteja finalizada até o mês de novembro. As operações devem ser iniciadas em janeiro de 2014.

O novo berço terá 315 metros de comprimento, e com isso será possível receber navios maiores. A expectativa é que no primeiro semestre de 2014 o terminal receba navios com 368 metros, que têm capacidade para 13,6 mil contêineres. Hoje, o terminal recebe navios de até 335 metros, com capacidade de 8.600 contêineres.

Com o terceiro berço de atracação, a expectativa do Terminal de Contêineres do Porto é aumentar a capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão TEUs (unidade de medida equivalente a contêineres de 20 pés) para 1,5 milhão de TEUs.

“O pacote de investimentos realizados pelo Terminal é um dos maiores do setor portuário privado no Brasil. São aproximadamente R$ 180 milhões na aquisição de novos equipamentos e R$ 185 milhões nas obras do novo cais de atracação, atualmente em construção”, explica o superintendente dos portos de Paraná e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

Além da obra de ampliação, o Terminal de Contêineres investiu na compra de quatro portêineres do modelo Super Post Panamax que serão utilizados no local.

COMMENTS