Portos de Paranaguá e Antonina encerram o 1º semestre com movimentação em alta

Unidades portuárias do Paraná registraram 22,19 milhões de toneladas de cargas movimentadas, o que representa um crescimento de 5,6% em relação ao mesmo período de 2012

Portos paranaenses terminam 2014 com 45,5 milhões de toneladas movimentadas
Portos paranaenses contaram com R$ 250 milhões em investimentos em 2013
Portos de Paranaguá e Antonina registram crescimento de 22% na movimentação de cargas em 2010

porto-de-paranagua

Os portos de Paranaguá e Antonina, do Paraná, fecharam o balanço do primeiro semestre deste ano com 22,19 milhões de toneladas de cargas movimentadas. O volume é 5,6% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. A receita cambial registrada pelas exportações nos dois portos somou cerca de US$ 8,4 bilhões.

A administração dos portos também comemora o fechamento do semestre sem o registro de problemas logísticos no recebimento e escoamento de cargas. Chegaram ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá 189 mil caminhões, o que representa um volume 4% superior ao registrado no ano passado.

“Adotamos uma política rígida de controle de recebimento de cargas e conseguimos acabar com o problema das filas. Um amplo trabalho de comunicação e diálogo com os atores envolvidos no processo permitiu que puséssemos fim a este problema que há décadas atingia os portos paranaenses”, explica o superintendente dos portos, Luiz Henrique Dividino.

Entre os destaques na movimentação estão o milho, que totalizou 2,2 milhões de toneladas exportadas, um aumento de 163% em relação a 2012. O açúcar também apresentou alta, fechando o semestre com 1,9 milhão de toneladas exportadas – e volume 36% superior ao registrado no ano passado.

Em relação às importações, a movimentação de fertilizantes se destaca, somando 4,7 milhões de toneladas e representando aumento de 22% em relação ao ano passado.

Considerando a movimentação apenas do Porto de Antonina, no primeiro semestre foram movimentadas 764,7 mil toneladas de produtos no Porto. O volume é 86% superior à movimentação registrada no mesmo período do ano passado e reflete o os resultados do trabalho de revitalização e recuperação do Porto de Antonina.

No primeiro semestre, o Porto de Paranaguá exportou 4,4 milhões de toneladas de soja e 2,5 milhões de toneladas de farelo, registrando queda de 10% no comparativo de movimentação dos produtos no mesmo período de 2012. No entanto, a expectativa é que no segundo semestre a movimentação do grão se recupere.

COMMENTS