Mercedes-Benz lança van Sprinter Classic no mercado russo

No país europeu, veículos dessa categoria representam cerca de 150.000 unidades comercializadas por ano

Venda de veículos cai e Fenabrave revisa para baixo expectativa de desempenho anual
IPI volta a ser integral para carros, mas caminhões permanecem isentos
Firestone revitaliza linha de pneus com eficiência energética

mercedes-sprinter-russia

A Mercedes-Benz anunciou recentemente que a primeira van Sprinter Classic saiu da linha de montagem de Nizhny Novgorod, na Rússia. O acontecimento é mais um passo da estratégia de crescimento da montadora, que produz localmente o modelo em colaboração com a GAZ, maior fabricante russa desse tipo de veículo.

“Hoje é um dia especial para a Mercedes-Benz Vans e sua parceira GAZ”, declarou Volker Mornhinweg, diretor da Mercedes-Benz Vans, na cerimônia oficial. “O começo da produção local da Sprinter Classic é um grande passo para nós na Rússia, um mercado em crescimento muito atrativo. Por isso, agora estamos fabricando nossas vans aqui. Em outras palavras, estamos firmando o pé neste importante mercado para o futuro e a Sprinter Classic dará a nossos clientes um veículo completamente adequado às necessidades do mercado”, disse.

O mercado russo d e vans médias e grandes expandiu nos últimos três anos, atingindo cerca de 150.000 unidades comercializadas em 2012. Para os próximos anos, o mercado deve crescer entre 3 e 5%.

Em maio de 2012, a Mercedes-Benz Vans e a fabricante russa de automóveis GAZ formaram uma parceria que abriu o caminho para a entrada da divisão na Rússia e para a produção local de vans. Como parte da sociedade, a Daimler está investindo mais de € 100 milhões na modificação do produto, instalações de produção e na rede de vendas. O Grupo GAZ, por sua vez, investiu mais de € 90 milhões no projeto.

“Estamos convencidos de que a GAZ é o parceiro ideal para a produção da Sprinter na Rússia”, disse Mornhinweg. “Como maior fabricante de vans do país, a GAZ tem amplo conhecimento tecnológico, uma boa rede de fornecedores locais e, é claro, muitos empregados com experiência. Todos esses fatores desempenharão um importante papel para assegurar nosso sucesso conjunto no país”.

Outro aspecto da parceria envolve a produção conjunta de motores. As instalações da GAZ, em Yaroslavl, fabricam os motores Mercedes-Benz OM646 diesel de quatro cilindros que são utilizados na Sprinter Classic. O Grupo GAZ inaugurou a nova linha de produção de Yaroslavl no final de 2011. A fábrica atende aos mais recentes requisitos internaci onais e foi projetada inicialmente para produzir motores YaMZ-530, que atendem à norma Euro 4.

COMMENTS