Mercedes-Benz lança van Sprinter Classic no mercado russo

No país europeu, veículos dessa categoria representam cerca de 150.000 unidades comercializadas por ano

Anfavea negocia prorrogação de acordo com México por cinco anos
Rastreadores só serão itens de série a partir de maio
CET determina velocidade máxima de 60 km/h na ligação leste-oeste de SP

mercedes-sprinter-russia

A Mercedes-Benz anunciou recentemente que a primeira van Sprinter Classic saiu da linha de montagem de Nizhny Novgorod, na Rússia. O acontecimento é mais um passo da estratégia de crescimento da montadora, que produz localmente o modelo em colaboração com a GAZ, maior fabricante russa desse tipo de veículo.

“Hoje é um dia especial para a Mercedes-Benz Vans e sua parceira GAZ”, declarou Volker Mornhinweg, diretor da Mercedes-Benz Vans, na cerimônia oficial. “O começo da produção local da Sprinter Classic é um grande passo para nós na Rússia, um mercado em crescimento muito atrativo. Por isso, agora estamos fabricando nossas vans aqui. Em outras palavras, estamos firmando o pé neste importante mercado para o futuro e a Sprinter Classic dará a nossos clientes um veículo completamente adequado às necessidades do mercado”, disse.

O mercado russo d e vans médias e grandes expandiu nos últimos três anos, atingindo cerca de 150.000 unidades comercializadas em 2012. Para os próximos anos, o mercado deve crescer entre 3 e 5%.

Em maio de 2012, a Mercedes-Benz Vans e a fabricante russa de automóveis GAZ formaram uma parceria que abriu o caminho para a entrada da divisão na Rússia e para a produção local de vans. Como parte da sociedade, a Daimler está investindo mais de € 100 milhões na modificação do produto, instalações de produção e na rede de vendas. O Grupo GAZ, por sua vez, investiu mais de € 90 milhões no projeto.

“Estamos convencidos de que a GAZ é o parceiro ideal para a produção da Sprinter na Rússia”, disse Mornhinweg. “Como maior fabricante de vans do país, a GAZ tem amplo conhecimento tecnológico, uma boa rede de fornecedores locais e, é claro, muitos empregados com experiência. Todos esses fatores desempenharão um importante papel para assegurar nosso sucesso conjunto no país”.

Outro aspecto da parceria envolve a produção conjunta de motores. As instalações da GAZ, em Yaroslavl, fabricam os motores Mercedes-Benz OM646 diesel de quatro cilindros que são utilizados na Sprinter Classic. O Grupo GAZ inaugurou a nova linha de produção de Yaroslavl no final de 2011. A fábrica atende aos mais recentes requisitos internaci onais e foi projetada inicialmente para produzir motores YaMZ-530, que atendem à norma Euro 4.

COMMENTS