MAN e Solví desenvolvem caminhão protótipo voltado para coleta de lixo

Modelo vocacional VW Constellation 23.230 6x2 Compactor estará em testes na frota da Loga

Programa Caminhão 100% promove manutenção preventiva gratuita na Rodovia Castello Branco
Câmara estuda nova definição legal para a atividade de transportador rodoviário autônomo
Testamos o Iveco Hi-Way 560 cavalos

man-veiculo-lixo

A montadora MAN Latin America e a holding Solví desenvolveram um novo caminhão protótipo, o modelo vocacional VW Constellation 23.230 6×2 Compactor, dedicado à coleta de resíduos sólidos. O veículo estará em testes na frota da Loga, uma das empresas da Solví, responsável pela coleta de lixo na cidade de São Paulo.

O novo modelo vocacional está equipado com motor MAN D08 de quatro cilindros, que utiliza a tecnologia EGR, livre de ureia. Para atender as exigências de uma operação mais robusta, o novo motor MAN de 230 cavalos de potencia, apresenta 850 Nm de torque, equivalente a um motor de seis cilindros.

Na Loga, o caminhão poderá transportar até 13 toneladas de resíduos sólidos por viagem e fará até seis viagens por dia, segundo a MAN, uma das maiores produtividades do mundo entre empresas do mesmo ramo.

Outra novidade apresentada é a cabine Constellation equipada com três assentos para passageiros e um destinado apenas para o motorista. O veículo também apresenta um ângulo de entrada superior aos modelos convencionais, que permite ajustar a cabina ou a suspensão dianteira em relação ao chassi do novo caminhão.

“Conseguimos desenvolver um caminhão dedicado às operações de coleta de resíduos sólidos da Loga. Fabricado com motor próprio e com a potencia ideal para as suas atividades. Esse modelo, após ser testado em uma aplicação severa como a coleta de lixo, também poderá ser oferecido para o transporte de bebidas. A previsão de chegada do novo modelo ao mercado brasileiro é para o próximo ano”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

COMMENTS