Volvo patrocina livro sobre cultura de segurança de trânsito

Obra reúne uma série de cases que tiveram resultados efetivos para a melhoria e disseminação da cultura de segurança no trânsito

Grupo Martins compra 74 VW Delivery para distribuição de mercadorias
Direto da Redação – TV Transporta Brasil – nº 26
Ford coloca caminhões de volta no foco de negócios

cultura-trantisto-volvoO jornalista e consultor de segurança no trânsito, J. Pedro Corrêa lançou nesta quarta-feira (26/6) o livro Cultura de Segurança no Trânsito – Casos Brasileiros. A obra, patrocinada pela montadora Volvo, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura, mostra uma série de cases que resultaram na disseminação do tema.

As práticas estão organizadas em sete capítulos (arte, conhecimento, cultura, governo, informação, setor privado e sociedade), nos quais constam exemplos originários do governo, grandes empresas e também de iniciativas individuais.

Segundo o autor, o livro tem como objetivo central “acordar a sociedade para a violência no trânsito brasileiro e mostrar como buscar uma conduta adequada. A qualidade da educação no Brasil ainda deixa a desejar. Nos falta civismo e respeito, e isso reflete diretamente no trânsito”.

“Para se ter uma ideia do nível de gravidade desse assunto, no Brasil, a cada 100 mil habitantes, cerca de 20 morrem por causa de incidência no trânsito por ano, enquanto que na Suécia, a mesma estatística soma apenas três habitantes”, destaca Corrêa. “É absolutamente indispensável ter um trânsito organizado e seguro em um país que quer crescer e ter lugar de destaque entre as maiores economias do mundo”.

Os cases retratados no livro foram selecionados a partir dos inscritos nas edições do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, uma das ações realizadas pelo PVST (Programa Volvo de Segurança no Trânsito), que é a mais longa ação do setor privado voltada à mobilização social em prol da segurança no trânsito e da redução do número de acidentes no Brasil. O programa foi lançado em 1987, quando a empresa completava dez anos de atividades no País.

“A segurança é um dos nossos valores essenciais, a Volvo contribui para mudar esta dura realidade do trânsito no Brasil. Nos orgulha apoiar uma iniciativa como esta do J. Pedro, de lançar um livro com o objetivo de propor ideias e mostrar que é possível sim construirmos um trânsito mais humano e seguro”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina.

“Antes, o trânsito era acidente em página de jornal. Não se discutia realmente a necessidade de segurança. Hoje, depois de muitos trabalhos, acho que o Brasil acordou para a questão”, conclui J. Pedro Corrêa.

O livro é gratuito e pode ser adquirido pelo e-mail pvst.br@volvo.com

COMMENTS