Mercedes-Benz apresenta novos chassis de ônibus

Modelos OF 1721L/59 e OF 1724L/59 contam com suspensão de ar e motores; lançamento está previsto para o mês de julho

BRT de Belo Horizonte (MG) contará com 38 chassis de ônibus Scania
Grupo BorgWarner fabrica turbocompressor do novo chassi Midibus Agrale
Volvo apresenta maior ônibus do mundo no Rio de Janeiro

onibus-mercedes-novos

A montadora Mercedes-Benz programou para o mês de julho os lançamentos dos chassis OF 1721L/59 e OF 1724L/59. Entre os destaques dos modelos está a suspensão a ar, que agora também passa a ser disponível para os veículos OF com motor frontal.

“Ampliamos assim as opções de escolha para os clientes, que continuam contando com a versão de suspensão metálica, podendo solicitar a que melhor se enquadre às características de sua operação de transporte e das vias onde os ônibus irão circular”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esse tipo de veículo tem sido cada vez mais requisitado para sistemas integrados de transporte, especialmente nas cidades que vêm implantando soluções de mobilidade urbana, como, por exemplo, o BRT (Bus Rapid Transit)”, ressalta.

Os novos chassi s OF 1721L/59 e OF 1724L/59, bem como o OH 1621 L/52, também são indicados para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias.

A suspensão pneumática dos chassis OF é formada por bolsões de ar (2 na dianteira e 4 na traseira) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (1 na dianteira e 2 na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. Esse conjunto auxilia na diminuição das trepidações e na redução nível de ruído interno.

Por sua vez, o motorista desfruta de maior comodidade na condução do veículo, com reflexos positivos na dirigibilidade e na produtividade do dia a dia do transporte de passageiros.

Graças à potência e torque do motor OM 926 LA de 6 cilindros, o chassi OF 1724 L/59 permite a montagem de ar condicionado. O modelo também pode ser equipado com retarder eletromagnético Telma. Além do aumento na segurança, esse componente propicia economia de pneus e de guarnição dos freios.

O chassi OH 1621L, com mo tor traseiro e suspensão totalmente pneumática, é mais voltado para condições de trabalho mais severas, como operação em linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros ou na aplicação rodoviária de curtas distâncias e no fretamento.

O OH 1621L está dimensionado para suportar 16 toneladas de peso bruto total – PBT e receber carroçarias até 11,8 metros de comprimento. O motor OM 924 LA de 208 cv de potência atende à legislação Proconve P-7 (Euro 5). Os ônibus Mercedes-Benz podem ser abastecidos com diesel de cana e biodiesel

COMMENTS