International inaugura fábrica em Canoas (RS)

International inaugura fábrica em Canoas (RS)

Primeira unidade fabril da montadora norte-americana no Brasil tem capacidade para produzir cinco mil caminhões por ano

Daimler apresenta caminhão autônomo nos Estados Unidos
Sest Senat lança curso gratuito para transportadores autônomos
Caminhoneiros participam do Programa Estrada para a Saúde na Via Dutra, em Itatiaia (RJ)

international-caminhao-mode

A montadora norte-americana International inaugurou na terça-feira (11/6) sua própria unidade fabril brasileira. Planta instalada na cidade de Canoas (RS), no complexo industrial da Navistar, será responsável por fabricar caminhões para o Brasil e outros países.

A fábrica conta com área construída de 12 mil m², pátio de armazenamento com 22 mil m². A capacidade de produção da unidade é de cinco mil caminhões por ano em três turnos de trabalho.

“A quase totalidade desses sistemas e equipamentos foi adquirida no mercado nacional. O resultado é uma linha de montagem atual, flexível e com capacidade de ampliação para atender às demandas futuras dos mercados local e de exportação”, celebra o presidente da International Caminhões, Guilherme Ebeling.

international-motores-fabri

Todo o processo de construção, transferência de produção para Canoas e a instalação de equipamentos levou oito meses para ser concluído. No mesmo Complexo já operam a produção de motores MWM International e o Centro de Peças, negócios que integram o grupo Navistar South America.

international-montagemO complexo produzirá os caminhões International que são comercializados no mercado brasileiro: o pesado 9800i – nas versões 6×2 e 6×4 com câmbio manual e automatizado – e o semipesado DuraStar – nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4. A equipe de engenharia da empresa executou 260 modificações no modelo extrapesado 9800i, incluindo a instalação do câmbio automatizado, conhecido como Ultrashift.

Todos os modelos têm mais de 65% de índice de nacionalização e atendem, integralmente, a política de financiamento estabelecida pelo Finame e ao programa do governo Inovar Auto.

Vendas

Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veiculos Automotores), janeiro a mai o deste ano, a marca International Caminhões aumentou suas vendas em 37% se comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento tem sido mantido nos últimos dois anos desde o início das vendas da marca no mercado nacional dentro da nova configuração da empresa.

Em 2012, foram vendidos 521 caminhões e, em 2011, 384 unidades. A expectativa é fechar 2013 com um crescimento de 35% nas vendas.

COMMENTS