Ferrous adquire 28 caminhões 10×4 da Scania

Veículos estão sendo utilizados na mina de Viga, em Congonhas (MG) para transporte de minério de ferro

Fras-le adquire a Freios Controil por R$ 10 milhões
Gelog expande capacidade operacional com aquisição da Paulista Terminal e de novos equipamentos
Wilson Sons reforça presença em petróleo e gás com aquisição da Briclog

scania-mineradora

A mineradora Ferrous Resources do Brasil renovou sua frota com um lote de 28 caminhões G 470 10×4*6 da Scania. Os veículos estão em operação na mina de Viga, em Congonhas (MG), para transporte de minério de ferro.

Antes de concluir a aquisição, a Ferrous realizou estudos técnicos com alguns tipos de veículos, entre eles os caminhões extrapesados fora de estrada da linha amarela de 70 e 80 toneladas.

“Trata-se de uma venda estratégica para a Scania. Especialmente porque o cliente fez uma comparação entre produtos”, afirma Silvio Renan Souza, gerente de Vendas de Veículos Off Road da Scania no Brasil. “A Scania quebrou a hegemonia de um concorrente de tração 8×4 e ofereceu um pacote de soluções, incluindo produto, suporte de serviços, treinamento e entrega técnica”.

A configuração 10×4 da Scania é instalada no veículo 8×4 um quinto eixo direcional, o que faz sua capacidade líquida ser aumentada para até 50 toneladas. Os 28 modelos G 470 10×4*6 adquiridos pela Ferrous foram montados com caçamba Rossetti de 22,5 metros cúbicos de capacidade. Todos os veículos trabalham no regime 24 horas em três turnos, sendo que 20 são utilizados diretamente na mina de Viga e oito no atendimento à movimentação interna de produtos. Cada veículo percorre aproximadamente 150 quilômetros por dia.

O G 470 10×4*6 conta com 10 pontos de apoio (quatro de tração e seis direcionais) e tem capacidade máxima de tração de 150 toneladas. O modelo é equipado com motor de 13 litros que oferece 470 cv de potência e desenvolve torque de 2.400 Nm. O veículo possui caixa automatizada de marchas Scania Opticruise, controle de tração, freios ABS e sistema de frenagem auxiliar Scania Retarder. O modelo vem equipado com arrefecimento da caixa de câmbio, sistema de proteção e aviso de sobrecarga da embreagem. A distância entre eixos é de 4.300 mm.

Com os caminhões, a Ferrous tem como objetivo extrair da mina de Viga em 2013 mais do que o dobro do minério obtido no ano passado, quando foram movimentados 3,5 aproximadamente milhões de toneladas.

“Para 2013, o previsto é retirar 7,6 milhões de toneladas de minério. Os caminhões deverão, ainda, transferir 4 milhões de toneladas na planta”, projeta Thiago Ozorio, gerente de Operações da mina de Viga.

COMMENTS