TAM e LAN recebem Airbus A320 equipados com sharklets

Dispositivos fabricados com materiais de baixo peso e instalados nas extremidades das asas reduzem resistência aerodinâmica do avião

Avianca passa a utilizar mais um A320neo
TAP deverá contar com um novo avião A320
Azul inaugura vôo com A320neo em Boa Vista (RO)

tamairbus

A TAM e a chilena LAN, duas companhias aéreas do Grupo LATAM Airlines, receberam nesta semana seus primeiros aviões da frota Airbus A320 com sharklets, dispositivos que são fabricados com materiais de baixo peso e instalados nas extremidades das asas para reduzir sua resistência aerodinâmica. As aeronaves serão utilizadas para rotas domésticas no Chile e no Brasil.

A tecnologia aplicada permite aprimorar a capacidade de decolagem das aeronaves, além de aumentar a eficiência no uso do combustível, diminuir as emissões de CO2 em até 4% e também reduzir ruídos.

“A aviação comercial emite 2% do CO2 mundial. Na TAM e na LAN, estamos constantemente comprometidos em reduzir desse número com ações concretas. A instalação de sharklets em toda nossa frota Airbus A320 é um investimento que nos permitirá operar com menor impacto ambiental”, comenta Justin Siegel, gerente sênior de projetos do Grupo LATAM Airlines.

A TAM e LAN devem receber, entre 2013 e 2017, mais de 100 aviões equipados com esta tecnologia. Para a instalação dos sharklets em todas as unidades, foram investidos cerca de US$ 100 milhões.

COMMENTS