Scania P 310 8×2 é o semipesado que herdou o DNA estradeiro da marca

Scania P 310 8×2 é o semipesado que herdou o DNA estradeiro da marca

Caminhão de 29 toneladas de Peso Bruto Total e quarto eixo direcional de fábrica é o principal modelo da Scania para competir no mercado de semipesados e surpreende pela lista de atributos exclusivos na categoria. O Portal Transporta Brasil testou o caminhão esta semana

Rodovias Anchieta e Imigrantes terão novo sistema de segurança
Motorista vai pagar pedágio até em trecho urbano de rodovias em SP
Governo de SP inicia nova etapa de obras no trevo entre rodovias Anchieta e Padre Manoel da Nóbrega
Modelo P 310 8x2 é o carro-chefe da linha de semipesados da Scania, responsável pela maior fatia de vendas

Modelo P 310 8×2 é o carro-chefe da linha de semipesados da Scania, responsável pela maior fatia de vendas

A convite da Scania, a equipe de reportagem do Portal Transporta Brasil realizou um teste real com o caminhão semipesado P 310 com configuração de eixos 8×2, o principal modelo da marca para competir no segmento explorado pela montadora há pouco mais de dois anos.

O caminhão, que tem 29 toneladas de PBT e motor Euro 5 de 9 litros, estava carregado com a capacidade máxima de carga útil, cerca de 18,5 toneladas, utiliza a mesma cabine da linha P e surpreende pela lista de atributos exclusivos para o segmento de semipesados. Segundo a Scania, é o único semipesado do Brasil que conta com câmbio automatizado, o Opticruiser de 12 velocidades, suspensão pneumática, cabine leito e balança digital para mostrar o peso sobre o eixo adicional, evitando problemas de excesso de carga.

“Este modelo é o nosso principal produto da linha e tem sido a grande preferência para clientes transportadores autônomos. As características de conforto e dirigibilidade que são marcas dos caminhões rodoviários Scania podem ser encontradas neste modelo e isso faz com que ele muito procurado”, comenta César Gallagi, engenheiro de Pré-Vendas da Gama de Semipesados da Scania.

O modelo de 310 cavalos de potência é equipado com quarto eixo direcional de fábrica, característica que aumenta sua capacidade de carga e o coloca no topo da categoria, como o caminhão com maior carga útil entre os semipesados. “Além da maior capacidade de carga, o fato de o quarto eixo ser produzido originalmente na fabricação do caminhão faz com que o cliente evite adaptações caras que nem sempre atendem às suas necessidades”, diz o engenheiro. Este modelo, que é o topo de linha, custa, segundo a Scania, R$ 358.000,00

César acompanhou o teste com o caminhão no carro de apoio. O trajeto feito com o P310, conduzido pelo Master Driver Rogério, partiu da fábrica, em São Bernardo do Campo, e desceu a Serra do Mar, rumo ao Litoral, até Itanhaém e subindo a Serra novamente. Ao todo, rodamos 250 quilômetros em trechos variados, com grandes planos, a complicada descida da Serra pela Anchieta, que ainda sofre com os impactos dos gargalos no Porto de Santos, e a íngreme subida pela Rodovia dos Imigrantes.

scania-p310-test-descida

Descida da Serra do Mar pela Anchieta: congestionamento de caminhões em direção ao Porto de Santos (SP)

Em cada etapa da viagem, o caminhão entregou o que promete, com retomadas fortes em baixa rotação, um dos grandes trunfos da marca e boa média de consumo de diesel e de Arla 32. O caminhão consumiu 80,7 litros de diesel nos 250 quilômetros, média de 3,09 quilômetros por litro de combustível. Uma média muito boa, considerando o trajeto, os congestionamentos e a carga máxima.

Bom desempenho nos semipesados

Quando resolveu ingressar no segmento de caminhões semipesados em 2010, a Scania apostou nas características de seus veículos pesados rodoviários para conquistar um público bastante variado. Em busca de uma estratégia adequada, a montadora passou a ouvir os clientes e buscou as maiores necessidades do mercado neste segmento de veículos.  Em 2012, a marca realizou o emplacamento de 1.136 unidades de semipesados, 556 do modelo P 310 8×2. Em 2013 ano, de janeiro a março, o modelo topo de linha vendeu 139 unidades.

COMMENTS