Unidades com capacidade para 9.600 TEUs poderão operar com 1.700 tomadas para transportar carga refrigerada
O estaleiro da Hyundai Heavy Industries na Coreia do Sul entregará à operadora de transportes marítimos Hamburg Süd seis novos porta-contêineres, cada um com capacidade para 9.600 TEUs. Os navios da série Cap San entrarão no serviço da Costa Leste da América do Sul e serão entregues ainda neste ano. Estima-se que as unidades serão as maiores em operação na América Latina, com 1.700 tomadas para transportar carga refrigerada.
O modelo é projetado para uma velocidade de 21 nós, enquanto a maioria dos outros porta-contêineres com a mesma capacidade opera com velocidades maiores. A potência 40.670 quilowatts auxilia no desempenho operacional, gerando um efeito positivo no consumo de combustível. A performance do casco dos navios foi aprimorada ao utilizar métodos de cálculo e simulação do FutureShip, uma subsidiária da Germanisher Lloyd (GL). Isso resultou em uma significativa economia de energia, bem como a utilização de métodos modernos de tratamento de água de lastro.
“O emprego de navios de grande capacidade na costa brasileira está a pleno vapor, principalmente, para acompanhar o crescimento do mercado mundial e atender a forte demanda do comércio”, explica Julian Thomas, diretor-superintendente da Hamburg Süd. “Os novos navios foram desenhados especialmente para operar em portos com limitações como os da costa brasileira”, ressalta.
COMMENTS