Primeiro Airbus A350 com asas completas aparece em testes na França

Aeronave em desenvolvimento vai concorrer com o Boeing 787 Dreamliner e tem primeiro voo de testes marcado ainda para este ano

TAP transporta quase cinco milhões de passageiros no 1º semestre de 2013
Aeroporto Campo de Marte, em SP, instala placas de captação de luz solar
VarigLog leiloa concessões e ativos para quitação de dívidas

A Airbus realizou na semana passada, em sua fábrica em Toulouse, na França, a primeira aparição do modelo A350 com asas completas, em sua transferência de um hangar para outro, na linha de produção da empresa.

A família A350 está sendo desenvolvida pela Airbus para concorrer com os jatos da família 787 Dreamliner da Boeing e foi concebida a partir da plataforma dos consagrados A330. O diferencial está, basicamente, nos compostos que estão sendo utilizados na estrutura do avião, como os polímeros reforçados com fibra de carbono.

O modelo tem o desafio de apresentar melhor performance e menor consumo de combustível que seu concorrente norte-americano. Na configuração de três classes, a aeronave poderá comportar entre 270 e 350 passageiros e traz o conceito XWB, ou Xtra Wide Body, fuselagem super larga, em português.

No final de fevereiro, o protótipo em construção fez a aparição na fábrica da Airbus na França e já passou por uma série de testes indoor, como os de estabilidade dos elementos móveis, como superfícies aerodinâmicas, ailerons, spoilers das asas, e testes de dilatação e retração de materiais.

Os próximos passos do projeto A350 são os testes ao ar livre, com testes dos tanques de combustível, que incluem os níveis, a selagem e o fluxo de líquidos, além de testes de pressão da fuselagem e testes do equipamento de comunicação.

COMMENTS