Primeiro Airbus A350 com asas completas aparece em testes na França

Aeronave em desenvolvimento vai concorrer com o Boeing 787 Dreamliner e tem primeiro voo de testes marcado ainda para este ano

FedEx Express doa dois voos de carga à UNICEF
Avianca Cargo inaugura terminal de cargas em Congonhas (SP) e expande operações
Aeroporto de Guarulhos (SP) vai zerar tarifa de pouso para novos voos cargueiros

A Airbus realizou na semana passada, em sua fábrica em Toulouse, na França, a primeira aparição do modelo A350 com asas completas, em sua transferência de um hangar para outro, na linha de produção da empresa.

A família A350 está sendo desenvolvida pela Airbus para concorrer com os jatos da família 787 Dreamliner da Boeing e foi concebida a partir da plataforma dos consagrados A330. O diferencial está, basicamente, nos compostos que estão sendo utilizados na estrutura do avião, como os polímeros reforçados com fibra de carbono.

O modelo tem o desafio de apresentar melhor performance e menor consumo de combustível que seu concorrente norte-americano. Na configuração de três classes, a aeronave poderá comportar entre 270 e 350 passageiros e traz o conceito XWB, ou Xtra Wide Body, fuselagem super larga, em português.

No final de fevereiro, o protótipo em construção fez a aparição na fábrica da Airbus na França e já passou por uma série de testes indoor, como os de estabilidade dos elementos móveis, como superfícies aerodinâmicas, ailerons, spoilers das asas, e testes de dilatação e retração de materiais.

Os próximos passos do projeto A350 são os testes ao ar livre, com testes dos tanques de combustível, que incluem os níveis, a selagem e o fluxo de líquidos, além de testes de pressão da fuselagem e testes do equipamento de comunicação.

COMMENTS