Terminal Portuário Chibatão implementa pré-agendamento online

Empresas do Polo Industrial de Manaus poderão contar com o aumento de performance do terminal fluvial graças à instalação do novo sistema online de pré-agendamento das operações

Lufthansa está otimista com operações em Manaus (AM)
Jamef customiza caminhões em homenagem à festa do Boi-Bumbá no Amazonas
TAM Cargo inaugura terminal de cargas em Manaus (AM)

O Terminal Portuário Chibatão, uma das estruturas particulares que operam o transporte de cargas por meio do modal fluvial em Manaus (AM) anunciou que, até julho deste ano, terá finalizado a instalação de seu novo sistema online de agendamento de operações, melhoria que, segundo os operadores, trará mais eficiência e agilidade às exportações.

Segundo os administradores do porto fluvial, o sistema de agendamento já está em fase de testes e será instalado pela primeira vez em um porto da Região Norte do Brasil. Os empresários do Polo Industrial de Manaus estão animados com a novidade, que poderá trazer, além de aumento na performance do porto, redução de custos nas operações.

O sistema vai funcionar por meio do site do porto (www.portochibatao.com.br), que vai rodar um programa no qual os clientes farão a entrada dos dados de seus contêineres a serem embarcados nos navios de longo curso ou cabotagem com antecedência e de forma remota (online). O sistema terá o agendamento com os horários de entrada e saída das cargas, antes mesmo que elas cheguem aos pátios de armazenagem.

“Para as empresas, haverá redução dos custos de armazenagem e transporte. Para o armador, a vantagem é diminuir o tempo que o navio ficará no pier e, para nós, do Porto Chibatão, o pré-agendamento permitirá controle total da operação, aperfeiçoando o atendimento aos nossos clientes e melhor remanejamento dos recursos de acordo com a movimentação e necessidades”, explica Jhony Fidelis, gestor portuário.

De acordo com o executivo do terminal, a expectativa é que, nos primeiros meses de funcionamento da ferramenta, o novo sistema cadastre, em média, 483 contêineres por dia. “Até o final de 2013 a meta é atingir a marca de 100% dos contêineres e cargas agendadas pelo programa”, completa o gestor.

O Terminal Portuário Chibatão conta com uma área total de um milhão de metros quadrados e recebeu em 2012 um aporte de R$ 80 milhões em investimentos para equipamentos e ampliação da infraestrutura. Segundo a empresa que opera o terminal, outros dois portos do grupo, em Belém (PA) e Porto Velho (RO), também receberão o novo sistema de pré-agendamento online.

COMMENTS