Iveco aumenta linha Ecoline com o novo médio Vertis HD

Novo modelo será peça chave para aumentar participação da montadora no segmento de 8 a 15 toneladas de PBT

MAN inicia produção de nova linha de caminhão médio
Agrale espera crescer 10%, mesmo com retração do mercado
Daimler inicia venda dos médios BharatBenz na Índia

A Iveco apresentou ao mercado brasileiro o novo veículo para aumentar a sua linha Ecoline. O caminhão médio Vertis HD chega ao Brasil em duas versões: nove toneladas e 13 toneladas com cabine estendida.

Produzido e desenvolvido na planta da montadora, na cidade mineira de Sete Lagoas, o novo Vertis HD será a ferramenta estratégica da Iveco para aumentar seu Market Share em 7% no segmento de 8 a 15 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).

“Com o lançamento do Vertis HD, a Iveco completa a linha Ecoline, que agregou à nossa frota uma série de modificações técnicas”, afirma Marco Mazzu, presidente da Iveco na América Latina. Nascida do processo de adaptação dos veículos à normativa Proconve P7, a geração Ecoline já conta com os veículos Daily, Tector, Trakker e Stralis.

O novo Iveco Vertis HD já está disponível nas 109 concessionárias da marca no Brasil.

Remodelagem

O motor do Vertis HD para nove toneladas está 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a motorização anterior. Na versão 13 toneladas com cabine estendida, o ganho foi de 3,4% no torque. Em números, são 177cv e 570nm a 1.250 RPM para a versão nove toneladas e no caso da versão 13 toneladas, o motor tem potência máxima de 182 cv, e torque máximo de 610nm a 1.300 giros.

A Iveco desenvolveu um novo sistema de suspensão da cabine para o modelo, com quatro pontos de fixação e novas molas e amortecedores. A suspensão primária também recebeu novas molas, amortecedores e suportes, além de uma nova barra estabilizadora.

A Iveco contou com o trabalho da mesma equipe que desenvolveu a acústica da cabine para o Fiat Grand Siena com resultados igualmente significativos. “Fizemos um trabalho criterioso, de modo que conseguimos posicionar o Vertis HD em um novo patamar nesse quesito”, afirma Ugo Delfino, diretor de Engenharia do Produto da Iveco. O caminhão é equipado com um novo sistema de direção, coxim de amortecimento e ajustador de tensão.

Na versão 13 toneladas, a cabine estendida comporta 862 litros.

Valores

A versão de nove toneladas chega às concessionárias com preço público sugerido inicial de R$ 115 mil. Para a versão 13 toneladas, os valores começam a partir de R$ 135. “O novo Iveco Vertis HD vem com dois anos de garantia, sendo 1 ano total e mais 1 ano para o trem de força (motor, caixa de câmbio e diferencial)”, diz Alcides Cavalcanti.

Como promoção de lançamento, a Iveco oferecerá gratuitamente aos clientes que adquirirem o novo Vertis HD todas as trocas de filtros e óleos do motor pelo período de 1 ano ou 90.000 Km, com mão de obra inclusa. Essa promoção será válida para todas as compras realizadas até 31 de março de 2013.

Mercado

De acordo com a montadora, analistas do setor acreditam que o segmento de médios terá crescimento de aproximadamente 7% neste ano. O bom prognóstico é resultado direto do aumento do poder de compra dos brasileiros, assim como de incentivos específicos ao setor, como desoneração de folha de pagamento e alíquotas diferenciadas para a tributação de determinados produtos.

COMMENTS