Especialista analisa evolução da logística empresarial em livro

Livro de J.G. Vantine, lançado pela NTC&Logística, relata os 60 anos de transformações da atividade nas empresas. Obra é voltada especialmente para quem vai promover mudanças futuras

Caminhoneiros autônomos podem ganhar um ano de serviços grátis DPaschoal
Saiba como foi o maior congestionamento da história do Brasil
Petrobras completa 59 anos de atividades

O primeiro registro histórico de um profissional de logística vem de 1836, quando o barão de Jomini recebeu o título de general de “Logistique” do exército francês. No entanto, somente a partir de 1950 essa atividade passou a fazer parte das empresas.

Estudar os vetores de transformação da logística empresarial nestes mais de 60 anos é fundamental para entender como podem ser as próximas mudanças. Esse é o enfoque do livro “Nos caminhos da logística”, de J. G. Vantine, que será lançado no dia 30 de setembro, às 19 horas, na sede da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística) em São Paulo.

O livro faz parte da Coleção Memórias, publicada pela entidade, e vem acompanhado  do volume “A logística em imagens”.

Vantine recorda que a logística empresarial foi impulsionada pela expansão dos Estados Unidos após a Segunda Guerra. As pequenas fábricas e mercados regionais foram dando lugar a indústrias de larga escala e redes de supermercados. Em 1960, surge a teoria mercadológica dos quatro P do marketing (produto, preço, promoção e praça). Torna-se necessário abastecer com eficácia pontos de venda em todo o país.

As indústrias buscaram nas universidades modelos matemáticos para definir a melhor localização de suas plantas, com base em projeções de demanda e criaram o conceito de canais de distribuição. Canais diferentes exigiam estratégias diferentes de entrega.

Ao longo do livro, Vantine relata os principais episódios da evolução da logística no Brasil. Além de idealizar instituições, produtos, publicações e eventos que marcaram a história do setor no país, ele dirige a consultoria Vantine Solutions, que já executou cerca de 800 projetos para mais de 300 empresas e que está completando 26 anos.

“Os jovens profissionais precisam compreender o passado para construir o futuro dessa ciência e desse setor de máxima importância neste mundo competitivo”, afirma Vantine.

COMMENTS