Daimler lança nova geração de caminhão híbrido para distribuição urbana

Modelo transporta quase cinco mil quilos de carga útil com redução de até 23% no consumo de combustível

Petrobras terá marca própria para o Arla 32
Indústria de implementos rodoviários acumula queda de quase 11% em 2014
MAN Latin America lança novo modelo da linha Constellation

O grupo Daimler, por meio da marca Fuso, apresentou ao mercado europeu a nova geração de caminhões Canter Eco Híbrido, produzidos em Tramagal, Portugal. O modelo de caminhão leve, aposta em uma redução de 23% no consumo de combustível e na redução da emissão de poluentes, para ganhar as rotas urbanas das cidades europeias.

O Canter Eco Híbrido, que já está à venda no Japão, será o primeiro caminhão de sua categoria produzido em série na Europa. O modelo vem equipado com um sistema de propulsão elétrica e transmissão de duas embreagens Duonic, com seis velocidades e pré engate automático da marcha subsequente.

O motor elétrico do novo Canter Eco Híbrido conta com potência de 40 kW e torque máximo de cerca de 200 Nm, permitindo que o modelo com peso bruto de 7,5 toneladas carregue uma carga útil de até 4.845 kg.

O motor recebeu baterias de lítio-íon, que estão em nove módulos. Elas são refrigeradas a ar e são acomodadas em um compartimento localizado do lado esquerdo, entre os eixos. As baterias têm uma capacidade de 7,5 ampéres e pesam 63,5 kg.

A Fuso oferece uma garantia de cinco anos a todos os principais componentes das baterias e ela pode, opcionalmente, ser prolongada para até 10 anos. Cada vez que o veículo freia, as baterias são carregadas por meio de recuperação, processo que converte a energia de frenagem em corrente elétrica.

No caso de um acidente, o sistema de alta-voltagem se desliga imediatamente graças a um sensor de colisão. O motorista também pode desligar o sistema manualmente através do interruptor de desligamento emergencial.

Os serviços serão prestados pelos mesmos parceiros de pós-vendas da Mercedes-Benz e Fuso.

COMMENTS