Transpetro coloca em operação o maior navio brasileiro

Navio de produtos Sérgio Buarque de Holanda faz parte do Programa de Modernização e Expansão da Frota que busca incentivar o crescimento da indústria naval brasileira

JAC Motors testa mercado brasileiro com caminhão de 3,5 toneladas
Qatar Airways comemora quarto ano de serviços para a América do Sul
SP recebe feira com foco no transporte brasileiro e da América latina

A Transpetro iniciou as operações com o navio de produtos Sérgio Buarque de Holanda, terceira embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) entregue a companhia. Com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis, o navio é o 200º construído pelo Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), berço da indústria naval brasileira.

Em um prazo de oito meses, três navios foram entregues à Transpetro por estaleiros brasileiros. Uma quarta embarcação, o navio de produtos Rômulo Almeida, começará a operar ainda este ano, segundo a empresa.

Em novembro de 2011, a Transpetro recebeu do Estaleiro Mauá o navio de produtos Celso Furtado, primeira embarcação brasileira entregue ao Sistema Petrobras desde 1997. Em maio, começou a operar o João Cândido, primeiro petroleiro construído na Região Nordeste. O João Cândido é hoje o maior navio brasileiro em operação.

“Depois de 14 anos sem construir nenhum petroleiro, a indústria naval brasileira começa a atingir um novo ritmo. Em um prazo de um ano, teremos quatro navios entregues. Vamos agora focar na busca de maior produtividade, para que o setor alcance competitividade internacional”, diz o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

Com investimento de R$ 10,8 bilhões na encomenda de 49 embarcações, o Promef garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. O Brasil já tem a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje mais de 60 mil pessoas.

A Transpetro lançou um hotsite sobre o navio Sérgio Buarque de Holanda, onde é possível fazer um tour virtual pela embarcação.(www.promef-transpetro.com.br)

COMMENTS