Iveco entrega primeira unidade de veículo anfíbio para o Exército Brasileiro

Veículo piloto é o primeiro de uma produção estimada de 2.044 unidades nos próximos 20 anos, no complexo produtivo de Sete Lagoas (MG). Unidade foi entregue durante feira de equipamentos de defesa na Europa

Exército Brasileiro contribui para a expansão da malha viária do país
Hyundai fornece lote com 16 caminhões HD 78 ao Exército Brasileiro
Caminhoneira de farda, sim senhor!

A Iveco entregou ao Exército Brasileiro a primeira unidade da pré-série do veículo blindado anfíbio Guarani. Alfredo Altavilla, CEO da Iveco e o General Sinclair James Mayer, chefe do departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército apresentaram o veículo na Eurosatory, feira de equipamentos de defesa da Europa, que contou apenas com o Guarani como representante da indústria brasileira no segmento.

O Guarani tem produção prevista de 2.044 unidades dentro dos próximos 20 anos. O modelo será produzido em fábrica dedicada, atualmente em construção dentro do complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). A unidade fabril recebeu R$ 55 milhões em investimento e sua inauguração está prevista para o segundo semestre de 2012.

“A entrega do primeiro veículo do lote-piloto é um passo importante dentro do projeto Guarani, um dos maiores contratos para este tipo de veículo hoje no mundo e que totaliza 2 bilhões de euros”, explica o CEO da Iveco. Segundo a montadora o Exército da Argentina também já demonstrou interesse pelo modelo.

“O Guarani faz parte do projeto de relançamento da indústria brasileira de defesa e sua produção no país é fundamental”, indica o General de Exército Sinclair James Mayer. A produção seriada do modelo começa em 2013, com índice de conteúdo local acima de 60% (incluindo motor, transmissão, chassi e outros componentes nacionais).

O modelo Guarani exposto em Eurosatory é uma versão base de uma família de veículos de transporte de 18 toneladas, equipada com motor diesel FPT Industrial de 383cv, transmissão automatizada, tração 6×6 e caracteristicas anfíbias, capaz de transportar até 11 militares.

As especificações básicas indicam 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. O modelo poderá ser equipado com uma torre armada com operação por controle remoto para diversas aplicações diferentes. O modelo pode ser aerotransportado por um avião do tipo Hercules C-130 ou Embraer KC-390.

COMMENTS