Detran-SP passa a enviar cartas para lembrar motoristas de renovar carteira

Cartas serão enviadas um mês antes da data de vencimento da CNH com o objetivo de reduzir o número de condutores que trafegam com o documento irregular

Foz do Iguaçu (PR) recebe quarta classificatória da 24ª Gincana do Caminhoneiro
Radar na Imigrantes começa a multar caminhões na próxima segunda (12)
BOA NOTÍCIA: Famosa rede de fast food distribui refeições para caminhoneiros brasileiros

A partir de hoje (04/6), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) começa a enviar cartas para alertar os motoristas sobre a proximidade da data de vencimento da carteira de habilitação.

O alerta será dado um mês antes do vencimento da CNH. Assim, o cidadão terá quase dois meses para renovar sua carteira, já que o Código de Trânsito Brasileiro prevê que o condutor pode dirigir por até 30 dias após o vencimento de sua habilitação. O objetivo, diz o Detran, é evitar o alto número de multas emitidas para motoristas que trafegam com a CNH vencida no Estado. De maio do ano passado a maio deste ano foram 73.284 multas.

Nas correspondências estará indicado o procedimento necessário para revalidar a habilitação, como cadastros, exames e documentos necessários, taxas a serem pagas e prazos para receber a nova CNH. Também haverá informações como a data de vencimento da habilitação, o número do documento no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e as instruções para a renovação.

A medida visa também desafogar o atendimento nos postos do Detran durante os períodos de pico, como vésperas de feriados, férias escolares e fim do ano. A expectativa do Detran é a de que 150 mil cartas sejam enviadas todos os meses.
A multa para quem é flagrado dirigindo com o documento vencido é de R$ 573,62.

COMMENTS