Umicore investe em novo Centro tecnológico de emissões veiculares

Nova estrutura pretende atender as demandas atuais e futuras da indústria automobilística

Copersucar inicia obras que dobram capacidade de embarque no Porto de Santos (SP)
Braspress compra mais 100 caminhões
Infraero retoma obras da nova torre de controle do aeroporto de Vitória (ES)

A Umicore, fabricante de catalisadores automotivos vai ampliar o seu Centro Tecnológico de Emissões Veiculares, na cidade de Americana, interior de São Paulo. O objetivo da empresa é desenvolver, no Brasil, novas tecnologias que contribuam para redução da poluição atmosférica.

A nova estrutura vai oferecer equipamentos para atender às demandas atuais e futuras da indústria automobilística, no Brasil e países da América do Sul, para o desenvolvimento de produtos que atendam às novas leis de emissões nacionais e internacionais.

As instalações contemplam um novo laboratório, que entrará em funcionamento a partir do segundo semestre de 2013, quando terão início os primeiros ensaios de certificação. O Centro Tecnológico estará disponível para projetos de clientes a partir de 2014.

Além de atender às fabricantes de veículos instaladas na região, o novo centro vai desenvolver projetos de montadoras que importam veículos para a América do Sul e, também, para o mercado de reposição, também conhecido com aftermarket.

“Com este investimento, nossos serviços e know-how tecnológico permitirão aos clientes atuais e futuros desenvolver sistemas de controle de emissões otimizados para o mercado sul-americano. Isso também possibilitará melhorar a nossa oferta e conquistar novos negócios”, avalia Stephan Blumrich, vice-presidente e gerente geral da Unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore na América do Sul.

Com uma área total de 1.800 metros quadrados e capacidade de operar 24 horas por dia, o novo centro vai atender aos requisitos da NBR 6601 (norma de emissões pelo escapamento), NBR 7024 (consumo de combustível), NBR 12026 (emissões de aldeídos) e NBR 15598 (emissão de etanol não queimado).

A instalação será capaz de executar ainda testes em conformidade com as normas específicas para veículos híbridos, uma vez que possuirá um dinamômetro de chassis AWD (4×4), único disponível comercialmente na região.

Este investimento permitirá também aprimorar a qualificação técnica da atual equipe de trabalho que já iniciou treinamentos específicos no Centro Tecnológico da Umicore na cidade de Hanau, na Alemanha.

COMMENTS