Trecho leste do Rodoanel já mostra seus primeiros contornos

Trecho leste do Rodoanel já mostra seus primeiros contornos

A SPMar, concessionária responsável pela administração do trecho sul do Rodoanel, em São Paulo, e pela construção do trecho leste, divulgou balanço das obras do segmento em construção

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O trecho leste do Rodoanel, que ligará o Sistema Anchieta-Imigrantes às rodovias Dutra e Ayrton Senna, completando 3/4 do projeto total, já mostra seus primeiros contornos. A obra, iniciada pela SPMar, concessionária responsável pela execução, em agosto de 2011, tem quatro estágios em andamento, de acordo com o balanço divulgado pela concessionária.

A construção dos 43,5 quilômetros de rodovia deve demorar 30 meses, ficando pronta em março de 2014, e irá movimentar 30 milhões de toneladas de terra. Com custo total de R$ 5,2 bilhões, a nova rodovia ligará as cidades de Mauá, Ribeirão Pires, Suzano, Poa, Itaquaquecetuba, Arujá e Guarulhos. Do montante, R$ 2,8 bilhões serão aplicados diretamente na construção. Os outros R$ 2,4 bilhões serão investidos na operação, conservação e obras de ampliação dos trechos sul e leste ao longo dos próximos 35 anos.

Confira os estágios das obras em andamento:

Trevo km 86 – ligará o trecho sul do Rodoanel com o trecho leste e a Avenida Papa João XXIII em Ribeirão Pires (Lote 1) – 95% das obras do viaduto já foram finalizadas, sendo que na última semana foi realizada a concretagem do tabuleiro e a execução da supra estrutura. Nos próximos dias acontecerá a conclusão das barreiras e acabamentos da obra. A liberação do tráfego no trevo ocorrerá apenas após o término da construção de todo o trecho leste do Rodoanel, em março de 2014.

Túnel Santa Luzia – em Ribeirão Pires e Mauá (lote 2) – já foram escavados 342 m e 361m nas duas bocas do túnel, ou seja, aproximadamente 33% do programado. A previsão de término é outubro de 2013. A obra do túnel é de grande importância para o projeto do trecho Leste do Rodoanel, pois toda brita retirada será reutilizada na construção dos pavimentos asfálticos e de concreto.

4 km do Encontro Leve Estruturado – no lote 3, que compreende os 4 primeiros quilômetros do Encontro Leve Estruturado em Suzano e Poá, já foram instaladas as primeiras 401 estacas de sustentação e o lançamento das Vigas Travessa que servirão como base para a construção do restante do Encontro Leve Estruturado. O Cantitravel, equipamento responsável pela construção do Encontro Leve Estruturado, está em processo de montagem e deve estar pronto no final de maio.

Canteiro de obras – A Fábrica de Vigas em Suzano, localizada na Avenida Jorge Bei Maluf, produziu até o momento 408 estacas, 24 vigas travessa e 259 vigas longarinas para o viaduto Encontro Leve Estruturado. A previsão é que a produção das vigas esteja finalizada em novembro de 2013 para que seja concluída a obra até dezembro do mesmo ano.

Licenças

Até o momento, já foram liberadas pela CETESB 3 licenças de instalação , que correspondem a 8 quilômetros da rodovia. Nos próximos meses estão previstas as liberações das licenças de instalação dos lotes 4 e 7, que representam mais 11 quilômetros.  Com isso, cerca de 43% do trecho estará apto para a construção.

A licença do lote 5 foi solicitada em abril, junto a CETESB e a do lote 6 deverá acontecer nas próximas semanas, ficando a previsão inicial da liberação para o início do segundo semestre. Juntos, estes dois trechos representam mais 15,2 quilômetros, chegando a 78% do trecho leste.

Os demais trechos, lotes 8, 9 e 10 estão em fase de definição executiva, conforme previsto em cronograma, para que possa ser solicitada a Licença de Instalação Ambiental. Lembrando que a otimização do projeto executivo está acontecendo devido a preocupação da SPMar em minimizar os impacto sociais e ambientais causados pela obra.

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