Equipamento permite o controle de temperatura e pressão dos pneus em tempo real

Sensores da importadora Toigo permitem ao motorista acompanhar em tempo real a temperatura e a pressão nos pneus. Sistema atende veículos com até 27 pneus e pretende diminuir risco de acidentes e o consumo do veículo

Projeto torna obrigatória vistoria para venda de veículos usados
Um em cada três caminhoneiros usa drogas, revela teste inédito no Brasil
Iveco inaugura nova concessionária no Rio Grande do Sul

A Toigo importadora traz para o mercado brasileiro a solução TPMS (Sensores de Pressão e Temperatura de Pneus para veículos pesados) que possibilita ao motorista e o transportador realizar o acompanhamento da pressão e temperatura dos pneus em tempo real.  Esse monitoramento é importante, pois, além de estar diretamente ligado à segurança do veículo, a inconformidade do uso desse componente pode aumentar de 1% a 4% o consumo de combustível.

O equipamento é formado por um conjunto de sensores que são instalados nas válvulas de todos os pneus e informam o condutor diretamente no painel de instrumentos sobre as condições de temperatura e pressão. A leitura dos sensores pode ainda ser conectada ao sistema de rastreamento do veículo alertando o gerente de frota sobre qualquer problema nos pneus do veículo.

“O aparelho demonstrou ser confiável pelas informações seguras que indicou, antecipando problemas nos pneus que provavelmente seriam descobertos muito posteriormente ocasionando perdas.”, comenta José Romeu Londero Antonello, Gerente da empresa Antonello Turismo que utiliza o sistema há seis meses.

Segundo a empresa, 85% dos casos de problemas nos pneus começam com pequenos vazamentos de ar. Essa pequena variação é tradicionalmente avaliada ao bater com um martelo no componente. O acompanhamento eletrônico das condições dos pneus evita que o veículo rode com pressões muito baixas ou muito elevadas o que pode causar acidentes e danos ao veículo. “Dessa forma, o transportador consegue reduzir até 4% o consumo de combustível e 25% de desgaste dos pneus”, diz Frederico Toigo, diretor da Toigo Importadora.

COMMENTS