Iveco lança Stralis movido a gás na Europa

Iveco lança Stralis movido a gás na Europa

Caminhão traz motorização alternativa, com redução no nível de ruído de até 6 decibéis e características para a realização de operações noturnas

Auto Sueco São Paulo anuncia novo diretor executivo
JSL quer investir R$ 1 bilhão em 2012
Contran permite uso de cavalo novo combinado com rodotrens antigos

A Iveco apresentou em uma feira na cidade de Amsterdã, na Holanda, o novo caminhão Stralis LNG, movido a gás natural, indicado para operações noturnas de curta e média distância. Os cavalos mecânicos de dois eixos são equipados com motor Cursor8 a gás natural com 330 cavalos de potência.

Devido à redução de até 6 decibéis no nível de ruído em comparação com veículos a diesel, o caminhão é indicado para operações noturnas e já está disponível à venda, somente na Europa.

O caminhão vem com câmbio manual e Intarder e tem capacidade de carga entre 18 e 40 toneladas. Segundo a Iveco, o modelo segue uma tendência em veículos comerciais, com a utilização de gás natural, que traz vantagem econômica aos operadores, com autonomia de até 750 quilômetros e redução de emissões.

“A tecnologia dos veículos a gás natural representa uma prioridade para as atividades da Iveco”, disse Alessandro Mortali, vice-presidente sênior na área de pesados na Iveco. “Estamos entre os poucos fabricantes que anteciparam a utilização do metano como fonte de energia alternativa”.

Na Europa, a Iveco é líder na comercialização de caminhões movidos a gás, com cerca de 11 mil unidades em circulação. O abastecimento é feito com metano em gás, acondicionado em tanques de aço a uma pressão de 200 bares. Nos veículos, o gás natural liquefeito é armazenado (em forma líquida) a -125° C em tanques criogênicos.

COMMENTS