Exército Brasileiro contribui para a expansão da malha viária do país

Departamento de Engenharia e Construção da corporação atua em obras de difícil acesso e pouco interesse de empresas privadas

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O exército brasileiro, por meio do Departamento de Engenharia e Construção, contribui com as obras de infraestrutura e a expansão e reconstrução da malha viária brasileira. O trabalho do exército abrange aeroportos, rodovias, pontes e portos e em operações que vão além de obras emergenciais.

Segundo o Major Armando Siquara Neves Filho que integra a seção de acompanhamento de obras da Diretoria de Obras de Cooperação, o trabalho do exército nas obras gera um grande benefício para o país. “Em um cenário de guerra real, o departamento realizaria a construção de estradas e pontes para a transposição do nosso transporte e equipamentos, sendo assim, o emprego do exército nessas obras permite o treinamento e adestramento da mão de obra e das estratégias enquanto prestamos um serviço à nação”, explica o Major.

Atualmente o DEC é responsável por 56 frentes de trabalho espalhadas por todo o território nacional. Entre essas obras se destacam a Duplicação da BR 101-NE de Natal (RN) à Recife (PE), a transposição da bacia do Rio São Francisco e a ampliação das rodovias BR 319 e BR 163.

“O trabalho do Exército é geralmente solicitado em obras de pouco interesse comercial, quando existem muitas dificuldades logísticas e operacionais ou por atenderem a localidades muito isoladas que não vão gerar o interesse de empresas privadas”, explica Major Siquara.

O Major ainda afirma que os trabalhos do DEC seguem todos os padrões exigidos por lei e o resultado é tão eficaz quanto os apresentados por empresas especializadas. Um ponto que dificulta o desenvolvimento normal dos trabalhos é que, por se tratar de um órgão público, o DEC só pode realizar a compra de materiais e equipamentos por meio de licitações o que demanda um tempo maior no processo.

Apesar dessas dificuldades burocráticas as operações do exército nas obras são realizadas com o uso de tecnologia de ponta, como exemplo, a ponte LSB, que é usada em casos de emergência ou de calamidade pública, este equipamento é montado em poucas horas e alcança uma extensão de até 61 metros, sustentando até 110 toneladas. O departamento também conta também com um veículo equipado com o GEO 3D que faz o escaneamento profundo das camadas do pavimento, analisando a capacidade de suporte e as imperfeições que gerarão defeitos futuramente.

O Departamento de Engenharia e Construção do Exército expôs seu trabalho durante a feira Brasil Road Expo, realizada em São Paulo com apoio de mídia do Portal Transporta Brasil.

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