Brasil e Argentina firmam acordo para construção de ponte internacional

Ponte vai ligar Santa Catarina a San Pedro na Argentina com o objetivo de facilitar o comércio e o turismo entre os dois países

Veloce Logística leva sexto prêmio da GM em dois anos
Allison Transmission fecha parceria com fabricante argentino de maquinário agrícola
Vale fecha acordo de concessão com companhia ferroviária da Argentina

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados firmou um acordo entre Brasil e Argentina para a construção de uma ponte internacional sobre o rio Peperi-Guaçu, na fronteira entre os dois países. A ponte ficará entre as cidades de Paraíso (em Santa Catarina) e San Pedro (na província argentina de Misiones).

Segundo relatora da proposta, deputada Íris de Araújo (PMDB-GO), os custos relativos aos estudos, aos projetos e à construção da ponte serão compartilhados entre o Brasil e a Argentina. Cada um dos países ficará responsável pelas despesas relativas aos respectivos acessos à ponte.

A deputada disse ainda que a ponte vai contribuir para ampliar o comércio e o turismo entre os dois países, que integram o Mercosul. “A construção vai possibilitar o incremento do intercâmbio de mercadorias e do fluxo de pessoas. Além disso, a nova ligação viária atenderá a uma antiga reivindicação das comunidades de ambos os lados da fronteira.”

A proposta tramita em regime de prioridade e será analisada ainda pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votada no Plenário.

COMMENTS