Rolls-Royce projetará navio ecológico para companhia norueguesa

Além do projeto, empresa fornecerá motor movido a gás natural liquefeito, proa que perfura ondas e sistema de propulsão que combina hélice e leme

Brasil Supply lança embarcação BS Geribá, no Guarujá (SP)
Cummins vende 18 motores e 12 geradores para embarcações do pré-sal
Paralisação da hidrovia Tiête-Paraná pode gerar US$ 37 milhões de prejuízo

A Rolls-Royce fechou um contrato para projetar um navio da sua linha ecológica Environship. A embarcação, encomendada pela companhia norueguesa Eidsvaag AS, é movida a gás e será utilizada no transporte de alimentos para áreas de criação de peixe na costa de seu país.

Chamado de “NVC 401 Forage Carrier”, esse projeto é o mais recente da linha. O navio incorpora diversas funções para reduzir impactos ambientais e, ao mesmo tempo, ganhar eficiência. Quando comparado a outras embarcações similares movidas a diesel, o modelo apresenta redução de 40% na emissão de gás carbônico.

“Os modelos Environship foram desenvolvidos para atender exigências operacionais desafiadoras, incluindo limites rigorosos de emissão de gases poluentes, que só poderiam ser cumpridos por meio de nossa tecnologia de motor a gás. Estas embarcações aliam uma tecnologia de propulsão estado-da-arte e um avançado design para reduzir significativamente emissões de CO2”, detalha Rune Ekornesvåg, Gerente de Vendas da Rolls-Royce na divisão de Marinha Mercante.

Além do projeto, a Rolls-Royce também fornecerá todos os principais sistemas e equipamentos para o navio, como um motor Bergen C-Series, movido a gás natural liquefeito, uma proa do tipo “wave piercing” (que perfura ondas) e um sistema de propulsão Promas, que combina hélice e leme.

COMMENTS