Dnit assina acordo de R$ 270 mi para modernização da hidrovia Uruguai-Brasil

Parceria tem como objetivo desenvolver tráfego hidroviário local e triplica a quantidade de mercadoria transportada em cinco anos

KYB contrata Elog para operações logísticas
Penske Logistics firma acordo com LG Eletronics
Empresários de Osasco (SP) conseguem redução do horário de restrição de caminhões no município

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio de sua Diretoria de Infraestrutura Aquaviária, firmou, na quinta-feira (16), um protocolo de cooperação técnica e financeira com a Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEINFRA/RS) e com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH/RS). A parceria entre os órgãos visa a modernização da hidrovia Uruguai-Brasil, em seus aspectos técnicos de dragagem, sinalização, balizamento e instrumentação.

Com investimento de R$ 270 milhões, o projeto pretende desenvolver o tráfego hidroviário local, passando de 6 milhões de toneladas ao ano para 17,5 milhões em um prazo de cinco anos. Entre as ações previstas estão a recuperação do parque de dragagem da SPH; a dragagem, sinalização e balizamento dos rios Jacuí, Taquari, Gravataí, Sinos, Caí, lago Guaíba, lagoa dos Patos, Lagoa Mirim, Rio Jaguarão; acessos aos futuros terminais portuários de Guaíba, Tapes, Palmares do Sul e outros portos hidroviários que o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) apontar como necessário.

Além disso, também serão construídos terminais de contêineres em Estrela, Porto Alegre e Rio Grande, dedicados a navegação interior, criando assim mais uma moderna modalidade de transporte de cargas no Rio Grande do Sul.

COMMENTS