Unidade paranaense da Volkswagen completa 13 anos de produção

Fábrica foi inaugurada em 1999 e já produziu 1,8 milhões de carros, gerando 10 mil empregos diretos e indiretos

Vendas de veículos caem quase 4% em novembro
Blindagem de automóveis cresce no Brasil e bate recorde pelo 4º ano consecutivo
Montadora assina protocolo de intenção de instalação de linhas de montagem no ES avaliado em mais de R$ 500 mi

A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná, está completando 13 anos de funcionamento. A unidade, inaugurada em 1999, já produziu 1,8 milhão de carros e é uma das mais modernas da marca no Brasil.

Inaugurada como fabricante Volkswagen e Audi, a unidade paranaense produz hoje exclusivamente veículos Volkswagen dos modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf. A planta é responsável por cerca de 21% da produção da Volkswagen do Brasil e já conquistou o marco histórico de mais de 1 milhão de Fox e de meio milhão de Golf produzidos, com as Certificações de Qualidade ISO 9001 e VDA 6.1.

“Nessa trajetória, conquistamos diversos prêmios que reforçam o nosso comprometimento constante com a excelência na qualidade”, afirmou o diretor da unidade, Volker Germann.

Gestão ambiental

A fábrica se destaca ainda por utilizar tecnologia avançada em todo o seu processo de produção, como a solda a laser e a tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes. Certificada pela ISO 14001, norma mundial que atesta a boa gestão ambiental das organizações, a unidade possui um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais. Conta também com um sistema de monitoramento ambiental que controla a qualidade do ar e das águas.

O reflorestamento da mata nativa é uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental. O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas nesses 13 anos de história. Só no ano passado, foi realizado o plantio de mais de 800 mudas de várias espécies nativas em parceria com a Câmara Americana de Comércio – Amcham.

COMMENTS