Bridgestone adere a projeto de logística reversa para o descarte de pneus

Fabricante aderiu ao programa de coleta gerenciado da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, ANIP

Quando um pneu de carga pode passar pelo processo de recapagem?
Bridgestone abre 22 vagas de estágio na Bahia e SP
Bridgestone Bandag lança pneu para ônibus e caminhões urbanos

A Bridgestone, um dos maiores fabricantes de pneus no Brasil, criou um projeto para a realização da logística reversa de produtos usados e inservíveis por meio de uma parceria com o programa de coleta gerenciado RECICLANIP, da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

Segundo a fabricante, o descarte consciente dos produtos prevenirá a formação de montanhas de lixo inorgânico, contribuindo com a preservação do meio ambiente. O programa tem contribuído para a regularização das atividades de empresas laminadoras que atuam na informalidade, já que a RECICLANIP exige de seus parceiros licenciamento junto aos Órgãos Ambientais Estaduais e junto ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Os pneus recolhidos são encaminhados para empresas de trituração e picotagem cadastradas. Os fragmentos são reutilizados de diversas maneiras: combustível alternativo nas indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de sapatos, borracha para vedação e peças de reposição para indústria automobilística, entre outras.

Além disso, no segmento de recapagem, as empresas reformadoras de pneus que compõem a rede Bandag destinam de forma correta o pó de borracha, um dos grandes resíduos do processo de reforma. Este pó é utilizado como fonte de energia alternativa e também usado em quadras poli-esportivas.

“Além da responsabilidade dos fabricantes ao se desfazerem daquilo que criaram com o menor impacto para o meio ambiente, é necessário haver o compromisso dos clientes em fazer a melhor compra, buscando empresas que oferecem alternativas como esta” afirma o gerente de Marketing da Bridgestone Bandag, Ricardo Drygalla.

COMMENTS