BharatBenz lança primeiro modelo Daimler para o mercado indiano

BharatBenz lança primeiro modelo Daimler para o mercado indiano

Marca exclusiva da montadora para o país é estratégia para a conquista de novos mercados emergentes e globalizar operações. Linha completa será apresentada em março

Klabin desenvolve bitrem dobrável inédito
Mercedes-Benz apresenta novidades na linha de extrapesados
Mercedes-Benz cede cavalo-mecânico para o SEST/SENAT de Campinas (SP)

A BharatBenz, marca da Daimler para o mercado indiano, apresentou na semana passada o primeiro modelo de caminhão pesado fabricado no país asiático. O pesado Made in India da Daimler será fabricado com base na plataforma do Axor da Mercedes-Benz e os futuros caminhões leves e de médio porte  da marca serão baseados nas séries do Fuso Canter e Fighter. Os novos caminhões atenderão à norma de emissões da Índia BS III, similar ao Euro 3.

Os caminhões BharatBenz serão produzidos na fábrica de Oragadam, na região de Chennai, sul da Índia. A planta está em fase final de construção e a montadora já iniciou os testes de produção de motores e transmissões. O investimento para a implementação da linha de produção foi de 44 bilhões de rúpias indianas, cerca de 700 milhões de euros, segundo a Daimler.

A capacidade de produção da planta será de 36 mil unidades por ano, podendo alcançar 70 mil unidades. De acordo com números da montadora, a Índia é o terceiro maior mercado de caminhões do mundo, atingindo um volume de 300 mil unidades produzidas em 2011.

Andreas Renschler, executivo do Board da Daimler AG e responsável pelas divisões de caminhões e ônibus do grupo, afirmou: “Nosso foco é o crescimento lucrativo. Desejamos aumentar as vendas nos mercados já existentes, bem como nos novos. A estratégia para os novos mercados emergentes é operar de maneira tão globalizada quanto possível e de maneira tão local quanto necessária. Os caminhões BharatBenz refletem essa estratégia”, diz o executivo.

De acordo com Renschler, os caminhões BharatBenz estão baseados nas plataformas de veículos comerciais já existentes da Daimler. “Especialistas indianos desenvolveram os produtos para o mercado local, onde eles serão fabricados”, conta.

Linha completa

A família completa de caminhões BharatBenz será lançada em março deste ano e contará com modelos na faixa de 6 a 49 toneladas. Os modelos desenvolvidos para o mercado indiano passaram por 4 milhões de quilômetros de testes na pista de Oragadam e foram avaliados em condições extremas.

COMMENTS