DHL publica estudo sobre índice de conectividade global

DHL Global Connectedness Index 2011 classifica 125 países de acordo com a intensidade e variedade da sua integração na economia mundial, e examina a relação entre a conectividade global e o bem-estar

DHL expande operações logísticas da Nike, em Louveira (SP)
DHL dá suporte a corrida mundial de embarcações
MIRA Transportes recebe Prêmio Excelência em Transportes da DHL

A DHL, empresa de transporte e logística, publicou recentemente um estudo sobre o índice de conectividade global, denominado DHL Global Connectedness Index 2011. Trata-se de uma análise detalhada, país a país, sobre os fluxos que ligam o mundo. Ele classifica 125 países de acordo com a intensidade e variedade da sua integração na economia mundial, e examina a relação entre a conectividade global e o bem-estar.

O material aponta que a globalização ainda não está tão avançada e que uma integração econômica contínua poderia alimentar ganhos globais de 5% ou mais no PIB (Produto Interno Bruto). Além disso, o estudo documenta que a conectividade global tem ainda muito espaço para expandir, mesmo entre os países mais conectados.

A pesquisa foi encomendada pela DHL e realizada pelo economista e estrategista empresarial Pankaj Ghemawat, professor de Estratégia Global na Escola de Negócios IESE, em Barcelona, na Espanha.

“Este estudo fornece provas de que um mundo conectado é um mundo melhor em termos de bem-estar global e de desenvolvimento individual. O comércio livre de produtos e serviços contribui de forma significativa para a prosperidade global”, afirma Roger Crook, CEO Global da DHL, divisão Global Forwarding, Freight. “As conclusões do estudo da DHL deverão ser úteis tanto aos líderes empresariais como às lideranças políticas e econômicas, moldando negócios e estratégias comerciais”, disse Crook.

“A nossa análise revela que a integração econômica global não é tão profunda como se pensa. Portanto, nós vemos potencial de crescimento ainda a ser explorado tanto em cada país como globalmente. O aumento da conectividade global deverá gerar maior crescimento, somando bilhões de dólares ao produto interno bruto global”, acrescentou Ghemawat.

A versão completa do DHL Global Connectedness Index 2011 pode ser encontrada em http://www.dhl.com/gci.

COMMENTS