Paraná iniciará obras de condomínio logístico verde em dezembro

Primeira estrutura do tipo na região Sul do País deve ser inaugurada ainda em 2012

TNT inaugura terminal de cargas em Uberaba (MG)
Luft Agro adquire 145 caminhões MAN
Kuehne + Nagel incentiva colaboradores a usarem bicicleta para ir ao trabalho em SP

As obras de terraplanagem para a construção do primeiro condomínio logístico verde da região sul do Brasil serão iniciadas em dezembro. Localizado na cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), o empreendimento terá uma área de 138 mil metros quadrados e foi projetado para receber a certificação Leed, concedido pelo United States Green Building Council.

O condomínio deverá ter um sistema de telemedição remota, desenvolvido pela SmartGreen do Brasil, que fará a leitura via wireless do consumo de água e energia para cada condômino.

O processo para obtenção do selo Leed começa antes mesmo da construção da estrutura. Geração de resíduos durante a obra, economia de água e energia, escolha de materiais apropriados como paver para pavimentação, que permite a circulação de águas pluviais e o uso de vegetação nos telhados para conforto térmico são algumas das preocupações dos engenheiros.

“Quando o condomínio estiver em operação, o cliente poderá fazer a gestão em tempo real do seu consumo, contribuindo também para a manutenção da certificação”, diz Wilson Piccoli, diretor da SmartGreen do Brasil.

COMMENTS