Russian Railways fecha contrato de R$ 1,880 bi para produção de locomotiva elétrica

Pedido envolve o fornecimento de 200 unidades, que serão produzidas no sul da Rússia

Alstom inicia transporte de 2.500 peças para a usina hidrelétrica de Ituango (Colômbia)
Alstom começa a testar ônibus elétricos
Alstom do Brasil conclui fabricação de nove trens para a Índia

As empresas Alstom e Transmashholding assinaram um contrato para desenvolver e produzir uma nova locomotiva elétrica na Rússia: a 2ES5. O contrato define os termos e condições sob os quais as duas companhias trabalharão juntas para atender ao pedido feito pela Russian Railways (RZD) para a Transmashholding em junho desse ano. O pedido tem valor total de aproximadamente 1 bilhão de euros (cerca de R$ 1,880 bilhão). O pedido, que envolve o fornecimento de 200 locomotivas de carga, tem as primeiras entregas previstas já para 2012.

A 2ES5 será projetada pela TRtrans, uma joint venture de engenharia formada pela Alstom e pela Transmashholding em dezembro de 2010. Já os componentes principais da locomotiva, como os truques e o bloco do motor, serão fabricados por uma outra joint venture: a Railcomp. A criação dessa empresa ainda está em andamento.

Essa locomotiva de carga rodará a velocidades de até 120 km/h com produção total de 7600 kW. Esse o valor é capaz de puxar comboios de carga que podem pesar mais de 6 mil toneladas por distâncias de até 3 mil quilômetros. Seu design e produção serão realizados na unidade Novocherkassk da Transmashholding, no sul da Rússia.

COMMENTS