Russian Railways fecha contrato de R$ 1,880 bi para produção de locomotiva elétrica

Pedido envolve o fornecimento de 200 unidades, que serão produzidas no sul da Rússia

Alstom inaugurará nova linha de VLTs em Taubaté (SP)
Alstom do Brasil tem novo diretor geral de transporte
Alstom Brasil nomeia novo presidente

As empresas Alstom e Transmashholding assinaram um contrato para desenvolver e produzir uma nova locomotiva elétrica na Rússia: a 2ES5. O contrato define os termos e condições sob os quais as duas companhias trabalharão juntas para atender ao pedido feito pela Russian Railways (RZD) para a Transmashholding em junho desse ano. O pedido tem valor total de aproximadamente 1 bilhão de euros (cerca de R$ 1,880 bilhão). O pedido, que envolve o fornecimento de 200 locomotivas de carga, tem as primeiras entregas previstas já para 2012.

A 2ES5 será projetada pela TRtrans, uma joint venture de engenharia formada pela Alstom e pela Transmashholding em dezembro de 2010. Já os componentes principais da locomotiva, como os truques e o bloco do motor, serão fabricados por uma outra joint venture: a Railcomp. A criação dessa empresa ainda está em andamento.

Essa locomotiva de carga rodará a velocidades de até 120 km/h com produção total de 7600 kW. Esse o valor é capaz de puxar comboios de carga que podem pesar mais de 6 mil toneladas por distâncias de até 3 mil quilômetros. Seu design e produção serão realizados na unidade Novocherkassk da Transmashholding, no sul da Rússia.

COMMENTS